Homens Lendários: Giorgetto Giugiaro

O especial homens lendários de hoje vai falar de uma lenda do design de carros, Giorgetto Giugiaro, criador de super-máquinas aos principais modelos populares existentes, acompanhem.

Para as algumas pessoas não basta apenas cumprir o seu ciclo na Terra, é preciso deixar uma marca, gravar o seu nome na história, é o caso de Girogetto Giugiaro, eleito em 1999 o Design de carros do século XX por 130 especialistas em 30 países, vamos conhecer então um pouco da sua história.

Origem

Giugiaro nasceu em Garessio, região de Piemonte na Itália em sete de agosto de 1938, sua trajetória no mundo do design começou aos quatorze anos em Turim, quando resolveu se dedicar ao mundo da arte e do desenho através dos estudos.

Primeiro trabalho no design

Apaixonado por carros, aos dezessete anos começou a trabalhar na Fiat no setor de design, depois de impressionar o diretor técnico da marca em uma exposição de desenhos de automóveis.

Os primeiros carros criados

Em 1959, Giugiaro sem ver grandes perspectivas de crescimento na Fiat muda-se para o estúdio Bertone, e nos anos seguintes desenha os primeiros modelos: o BMW 3200CS em 1961, o Mazda Família em 1964, o Fiat Dino em 1967 entre os principais, além de modelos conceitos.

Modelos criados no estúdio Ghia

Seis anos depois de ir para o estúdio Bertone, Giugiaro recebe o convite para ser diretor do Centro de Estilo e Desenho do estúdio Ghia, foram dois anos trabalhando com a criação de carros com destaque para o De Tomaso Mangusta e Maserati Ghibli.

Fundação da Italdesign

Em 1968, Giugiaro uniu-se a Marco Mantovani para fundar a sua própria empresa a Italdesign, que além de criar os desenhos dos carros desenvolvia soluções de engenharia para a produção dos mesmos.

O primeiro projeto de sucesso do estúdio foi o Volkswagen Golf em 1974, o carro como se sabe foi um grande sucesso, depois seguiram pela marca alemã o Passat e o Scirocco.

No final da década de 1970 viria ainda os esportivos BMW M1, Lotus Esprit e o Lancia Delta, três super clássicos dos dias atuais.

Na década seguinte foi a vez do mundo conhecer o icônico DMC-12 da DeLorean, o Fiat Panda e o Uno, nos anos 1990 vieram outros modelos de marcas europeias como o Punto da Fiat (não confundir com a versão vendida no Brasil), japoneses como o Lexus GT e coreanos como o Daewoo Lanos.

Na primeira década do novo século veio o Grand Punto (esse vendido no país), o Alfa Romeo Brera e o Lamborghini Gallardo entre os principais.

O estilo de Giugiaro

Todo design conceituado procura no seu trabalho desenvolver um estilo próprio, no caso de Giugiaro foi denominado de "papel dobrado", linhas definidas por traços retos, isso permitiu a ele a criação de carros funcionais com bom espaço interno e uma grande área envidraçada, além disso a carroceria era mais alta permitindo aos ocupantes ficarem em uma posição mais ereta. Esse estilo pode ser observados em três dos seus grandes sucessos, o Volkswagen Golf Mk1, o DeLorean DMC-12 e o Fiat Uno.

Giugiaro nos dias atuais

A paixão pelas formas, pelos belos desenhos ainda se mantém vivo nesse italiano, e atualmente com 77 anos de idade continua firme e forte trabalhando na Italdesign, cujo capital desde 2012 passou para as mãos do grupo Volkswagen, e para quem não conhece a sua habilidade em desenvolver ótimos projetos não se resume apenas aos carros, mas também esta em vários equipamentos para indústria, incluindo ai outro meio de transporte, os trens.

Conheça mais sobre a história de Giugiaro acessando Assinatura de prestígio no especial do site Best Car (em português).

Comentários

  1. Este Fiat Punto das imagens é de qual marca Doalcey?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      Perdoe na demora da resposta, acabei me passando, esse Punto é Cararama na escala 1:72.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas