1980 Chevrolet El Camino
As picapes derivadas dos carros de rua surgiram nos anos 1950 nos Estados Unidos, e tiveram os seus altos e baixos até praticamente desaparecerem nos anos 1980, vamos conhecer então uma das últimas.
A El Camino surgiu como uma resposta da GM para a Ranchero da Ford nos anos 1950, depois foi descontinuada e retornou no final dos anos 1960, atravessou a década seguinte, viu a sua principal concorrente se aposentar e nos anos 1980 segui o mesmo caminho. Ao longo da sua existência vários modelos foram utilizado para a sua carroceria, no início da década oitentista a variação vinha do Chevrolet Malibu com um visual bem conservador, suas opções de motores eram o V6 de 3,8 litros que gerava 115 cv e alguns V8 com destaque para o de 5,7 litros que gerava 180 cv de potência, pouco para quem dez anos antes rendia 2,5 vezes mais. Na Hot Wheels eu apresento a '80 El Camino da série Jukebox 2013 com pintura metálica púrpura e rodas OH5SP.
Abaixo os modelos que já apareceram no blog.
Mainline 2011 em versão 'Super TH'
Mainline 2011 emversão TH Regular
O ano de 1980 foi o melhor em vendas para a El Camino dentro dessa década, na sequência ocorreu o declínio principalmente pela concorrência com as picapes maiores, o crescimento dos SUV e dos carros compactos, levando a sua aposentadoria definitiva em 1987.
Em relação a mini, a série Jukebox procurava trazer nas miniaturas referências aos tipos de música que fizeram sucesso nos Estados Unidos ao longo das décadas, no caso dessa é o estilo New Wave, uma mistura de vários ritmos que se entrelaçam para marcar tendências em outros segmentos como a moda. Para quem gosta dessa referências da história nas miniaturas é uma boa proposta tê-la na coleção.
Esse exemplar eu consegui em uma loja PBKids de Salvador em fevereiro de 2013.
Comentários
Postar um comentário