'86 Porsche 959
Nos anos 1980, a Porsche resolveu inovar com um novo modelo de supercarro que se tornaria padrão nos anos seguintes, vamos conhecê-lo.
A Porsche através do seu centro de desenvolvimento e pesquisa na década de oitenta do século XX procurou novas tecnologias que deixassem os seus carros competitivos no mercado, uma delas foi a possibilidade de inserir a tração integral, que havia sido implantada com sucesso no Audi Quattro. As ideias para tornar o projeto uma realidade começaram em 1986, e quatro anos depois se tornava realidade com o lançamento do 959, que além da tração 4x4 trazia também suspensão confortável, direção assistida (inédita em um Porsche na época), e por dentro muito luxo. Na mecânica, o supercarro utilizava um motor flat-6 de 2,85 litros com dois turbos que gerava 444 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o Porsche 959 da série Porsche 2015 com pintura vermelha e rodas 5SP.
O Porsche 959 é considerado o divisor de águas da marca, com a adoção de várias tecnologias modernas para o seu tempo ele mostrou que o futuro dos supercarros não estava exclusivamente na potência dos motores, mas na combinação de uma série de outros fatores tecnológicos. Apenas 230 unidades foram produzidas de 1986 a 1989, o valor pedido nas concessionárias não pagou o custo de desenvolvimento e produção, no entanto, contribuiu para o que a Porsche se tornaria no futuro.
Em relação a mini, a Hot Wheels criou essa miniatura em 1988, e na década atual só apareceu duas vezes com essa, é um modelo decente que dentro do possível representa essa lenda da marca alemã, os principais pontos fracos ficam para a ausência de rodas melhores e o preço praticado aqui no Brasil que é de R$ 19,90 (US$ 6,00).
Esse exemplar o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim na Semaan em maio desse ano.
Conheça a história do Porsche 959 no especial O Porsche Turbo do ano 2000. Em 1986 do site Best Car (em português).
Comentários
Postar um comentário