Anos 1980 - Carros, da crise a recuperação

Na semana que passou aprendemos um pouco mais sobre a primeira crise do petróleo que vitimou a maioria dos Muscle Car, agora é a vez da segunda e os seus desdobramentos, acompanhem.

Em 1979, a revolução islâmica ocorria no Irã, o segundo maior produtor de petróleo do mundo e um dos grandes aliados dos Estados Unidos, as consequências mais uma vez para o resto do planeta dependente do óleo negro não poderiam ser piores, os preços dobraram em relação a crise de 1973 e os seus efeitos duraram por pelo menos seis anos.

E como ficaram os carros?
Os modelos básicos ou de uso diário foram mais uma vez os principais atingidos, ou seja, para que permanecessem rentáveis tiveram que ter a potência dos motores revistos, pois na época muita cavalaria significaria maior consumo de combustível.
1989 Volkswagen Golf
Na Europa e no Japão os efeitos são menores, pois os carros já utilizavam motores menores, normalmente de quatro cilindros e eram também compactos.
1985 Honda CR-X e 1986 Toyota AE-86
Nos Estados Unidos, os compactos japoneses ganham força, embora o grande crescimento mesmo que ocorre é o das picapes e das SUV que ainda conservavam muito da potência dos motores V6 e V8 de meados dos anos 1970.

Muscle Car, apenas um nome
Ford Mustang geração III dos anos 1980
Mesmo os remanescentes, chamá-los de Muscle era apenas prestá-los uma homenagem, os motores V8 estavam com a sua potência estrangulada pelas normas de emissão de poluentes e pela nova crise instalada, a situação só começaria a melhorar a partir da segunda metade da década quando os preços retrocedem e a indústria começa a reagir com novos componentes visando uma melhoria na relação desempenho/potência.
1985 Chevrolet Corvette e Camaro
Os Supercarros
A crise naturalmente também se instala no segmento, na Europa as normas de emissão de poluentes se intensificam, as montadoras tem que instalar equipamentos de restrição e para piorar eles eram o principal símbolo de desperdício de combustível em um momento que só se falava em economia.
Porsche 959, Ferrari 288GTO e Lamborghini Countach
No entanto, a queda dos preços do petróleo na segunda metade da década permitem o surgimento de algumas lendas como as Ferrari 288 GTO e F40, o Porsche 959 e a Lamborghini Countach de 25.º aniversário, mostrando que nem tudo estava perdido.

Crescimento dos carros compactos, picapes e SUV
Chevrolet Silverado e Ford F-250 dos anos 1980
As marcas japonesas e algumas europeias como a Volkswagen se destacam com o lançamento de novos modelos ou gerações de dos carros compactos, que se caracterizam pelo preço, itens de conforto e economia. No mercado americano as picapes das três grandes são as estrelas, ocupam o topo da tabela de vendas, a seu favor a praticidade para o uso diário e a sensação de esta utilizando um motor realmente potente. Outro segmento que cresce são os SUV, possuem a praticidade e potência das picapes com o conforto dos carros pequenos, mais uma vez é nos Estados Unidos onde se destacam, mas na década seguinte conquistariam de vez o restante do planeta.
Ford Bronco, Jeep CJ-7 e Toyota 4Runner dos Anos 1980
O final dos anos 1980 criaram as condições para o que aconteceria na década seguinte, que iria trazer uma série de mudanças em alguns fabricantes, a tecnologia para os carros iria para um novo nível e alguns segmento se consolidariam de uma vez, mas isso é papo para a próxima semana, por hora acompanhem as curiosidades dos modelos selecionados para esse especial.


Comentários

  1. Os mais bonitos foram os SUVs, picapes e alemães, porque nessa época os carros americanos pareciam estar em crise mesmo, vide Mustang.

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  2. o honda cr-x ficou feio,terrivel,um lixo,cromado por baixo,ele teria de ser inteiro na mesma cor

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  3. o corvette ficou um bosta,aquele teto de plastico pq não fazem de ferro como resto das partes?,as rodas tbm são muito simples uma roda de muscle poderia melhorar o estilo para a década dele

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  4. Excelente !!! Mais um texto recheado de informações, claro e leve. Vi passar os anos 80 com carros de "transiçao", buscando a adaptação aos tempos dificeis que vinham desde o principio dos 70. Parabens pela clareza e as informaçoes sempre precisas.
    Um abraço forte!

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    Respostas
    1. Olá Dirceu,

      Também acompanhei esse momento dos anos 1980 e tenho um carinho muito grande por eles, mesmo não tenho essa potência toda.

      Obrigado pelo elogio,

      Abração,

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  5. Show de post Doalcey Rocha,ótimo texto com informações bacanas sobre um período de grandes transições....muito bom saber através de um Hobby sobre tantas coisas..vlw..parabéns ..abraços!!

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