Carros reais e suas Minis: Modelos dos Anos 1980
Os carros dos anos 1980 contribuíram para o surgimento de vários modelos e tecnologias atuais e, por isso, são o tema da sessão de hoje, acompanhem.
O período é marcado pelo crescimento do segmento SUV, das picapes e dos carros japoneses. Os supercarros marcaram com as lendas da Ferrari, da Porsche e da Lamborghini, nos Estados Unidos as montadoras procuram com as séries especiais renascer o interesse pelos Muscle Car, e na Europa os Hot Hatches preparavam o caminho para se tornarem lendários. Vejamos então três representantes dessa época.
As SUV ganhavam cada vez mais espaço no mercado americano de carros graças ao seu espaço interno, motores potentes e a incorporação de itens de conforto presentes nos carros de passeio, de olho nesse segmento a Toyota apresentou uma versão da Hilux chamada de 4Runner que se caracterizava por ser boa para as ruas e principalmente para as estradas de chão. Confira aqui a versão mini da Matchbox.
Em 1984, a Ferrari apresentou a 288GTO para as provas do Grupo B da FIA, infelizmente o campeonato não vingou, mas o supercarro chegou as ruas com 272 unidades produzidas, a sua mecânica era composta por um motor V8 biturbo que garantiam uma potência de 400 cv. Confira aqui algumas das versões da Hot Wheels.
A GM procurou de varias maneiras reanimar o segmento dos Muscle Car, em 1987 apresentou o Buick GNX com motor V6 turbo que gerava 276 cv - o que era ótimo para a época -, o resultado foi tão bom que o mesmo conseguia superar o Corvette em rendimento. Confira aqui uma das versões da Hot Wheels e aqui a versão da Johnny Lightning.
É interessante observar como esses carros contribuíram para o que temos atualmente no mercado, a 4Runner permitiu o desenvolvimento de outras gerações e modelos dentro da Toyota, a 288GTO contribuiu para que a LaFerrari existisse e o GNX foi um dos que antecipou a onda dos motores turbinados no segmento Muscle.
Confira em Carros reais e suas Minis os outros veículos que já apareceram no blog (até o momento).
Comentários
Postar um comentário