Enquete: Colecionar minis lacradas ou loose (abertas)?

A enquete de novembro traz uma pergunta direta para os seus leitores, e por sinal muito debatida nos grupos de colecionadores, acompanhem.

Em uma das reflexões do blog falei sobre as vantagens e as desvantagens de colecionar miniaturas de carros lacradas ou abertas (loose), naquele post (que você pode conferir aqui) tem vários comentários bem interessantes sobre esses dois modos.

Depois de revisitá-lo Minis in Foco chegou a conclusão que era o momento de perguntar aos seus leitores sobre a sua preferência de como os exemplares deveriam ficar preservados, sendo assim três respostas estão sendo propostas.

1. Colecionar Lacradas.

Essa opção é para aqueles que preferem guardas as minis longe das intemperes e de toda e qualquer tipo de sujeira, para eles olhar junto com a embalagem esta ótimo.

2. Colecionar Loose (abertas).
Nessa opção o legal é tocar na miniatura, mexer nas rodas, vê-las rodando, colocá-las em várias poses para fotografar, guardá-la em um belo expositor e por ai vai.

3. Colecionar das duas maneiras.
Para alguns colecionadores não basta ter apenas um exemplar, dependendo do modelo é preciso ter um aberto e outro lacrado, ou então manter fechada aquela edição limitada numerada e/ou com uma bela embalagem.

Agora é com vocês, a enquete vai até o dia 27 desse mês, e no final da semana o resultado da pesquisa de outubro, participem.

Enquete:

Comentários

  1. Estou, no momento, comprando os primeiros expositores. Lá se vão 104 minis respirar!
    Agora, meu Convoy Custom, Pizza Car, limitado a 2000 unidades no mundo? Ah, essa ganhou um nicho só pra ela, com direito a caber embalagem é caixa de pizza!

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  2. Estou, no momento, comprando os primeiros expositores. Lá se vão 104 minis respirar!
    Agora, meu Convoy Custom, Pizza Car, limitado a 2000 unidades no mundo? Ah, essa ganhou um nicho só pra ela, com direito a caber embalagem é caixa de pizza!

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  3. eu coleciono das duas maneiras mais tenho mais lacradas do que looses....

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  4. Eu coleciono das duas maneiras. Ultimamente tenho mais lacradas a looses mas tenho dado espaco pra abrir mais minis.
    Algumas estao nos nichos devidos mas a maioria lacrada. Algumas pecas limitadas das Dairy Deliverys bem exclusivas e raras cmo uma limitada a 25 unidades apenas no mundo vao ficar lacradas.

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  5. Loose sempre, eu preciso pegar, fazer fotos curtir a mini. Algumas vezes o tirar da cartela faz parte da brincadeira.

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  6. Loose sempre, ficam lacradas apenas as recém chegadas até eu arrumar uma garagem para proteger as mesmas. Afinal coleciono miniaturas e não cartelas, mesmo tendo algumas bem bonitas não resisto e passo a tesoura.

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  7. Loose sempre, ficam lacradas apenas as recém chegadas até eu arrumar uma garagem para proteger as mesmas. Afinal coleciono miniaturas e não cartelas, mesmo tendo algumas bem bonitas não resisto e passo a tesoura.

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  8. Uma postagem que fiz no facebook esses tempos:

    Aos amigos e clientes Lulu Diecast: O texto é longo, mas pode ajudá-los:
    É o Douglas quem vos fala (hahaha). Já tinha comentado isso com alguns nos encontros anteriores, até falei sobre isso na minha dissertação de mestrado (onde muitos aqui contribuíram), mas tenho notado que isso é uma dúvida que paira sobre a cabeça de muitos: Tirar ou não tirar os modelos das embalagens?
    Muitos temem libertar suas miniaturas de suas prisões de plástico pensando em desvalorização no futuro caso resolvam vender suas coleções. Hoje, um Hotwheels antigo, ou um Matchbox antigo lacrado em sua embalagem vale bastante porque lá em 1960-1970 NINGUÉM fazia isso. Esses carrinhos eram para brincar. E foram, aos montes. Pouquíssimos sobraram intocados até a atualidade, perdidos num armário ou então num estoque de uma loja falida. Considerem os Matchbox que tinham movimento (Rolamatics), ou o Mustang que esterçava as rodinhas: São raros em perfeito estado porque eram os que as crianças mais gostavam de brincar...
    Mas a partir dos anos 90, Matchbox virou algo "cult", e as pessoas começaram a ver que valia dinheiro... O que fez disparar os preços dos lacrados. Com isso, muita gente começou a comprar e deixar lacrado, "valorizando". A questão é: Nos anos 50, 60 e 70, NINGUÉM pensou nisso, por isso esses carrinhos são raros e caros. Hoje, tem MILHARES de pessoas fazendo isso. Cheguei a conhecer um colecionador que comprava 5 de cada: Um pra tirar da embalagem, um pra expor lacrado, e três que ele guardava como "backup" caso acontecesse algo de ruim com as duas primeiras...
    Já notei que muitos clientes antigos começaram a optar pelos modelos "loose" em vez dos lacrados... Eu, particularmente, tiro todos meus modelos da embalagem. Se for pra deixar lacrado, qual a graça de ter? Sai mais barato ter uma coleção de fotografias de miniaturas...
    O blister dificulta a visualização, absorve umidade (o que é fatal para peças feitas em ZAMAC), é pior pra transportar, e ocupa mais espaço. Pior ainda no caso daquelas miniaturas com alguma parte móvel presa por um elástico: O elástico perde suas propriedades e ataca a pintura dos modelos. Então pensem um pouquinho antes de optar por deixar toda a coleção lacrada...

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  9. Looses pra colecionar e lacradas pra vender. Não tenho dó de destruir a cartela e jogar no lixo, até mesmo daquelas minis mais difíceis (e caras!) de se achar. Infelizmente, tirar da cartela realmente expõe a mini à poeiras e intempéries do tempo; mas deixar na cartela é muito sem graça. Gosto de pegar, limpar com a flanela, mudar as minis de lugar no expositor de vez em quando, tirar fotos etc. etc. E, em geral, não curto as artes das cartelas. Compro pela mini mesmo.

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  10. As hot wheels estão lacradas, pois são mais novas na coleção, as matchbox,que são mais antigas estão abertas, junto com Burago, de outra escala.

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  11. Eu coleciono em geral loose, claro que o espaço influi muito pra isso, tenho muita coisa lacrada, mas a contra gosto...

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  12. Tenho os Quatro tipos, lacradas, abertas mas dentro do blister, abertas fora do blister e loose (as mais antigas) guardado todos os blisters.

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