Curiosidades sobre o Volkswagen Fusca no Brasil
Hoje é o dia dedicado ao Volkswagen Fusca no Brasil, por isso Minis in Foco separou algumas curiosidades sobre o mesmo no país, acompanhem.
O Fusca foi um dos grandes sucessos de vendas no Brasil, e até hoje é muito querido com uma legião imensa de admiradores que lhe garantiram um dia nacional - 20 de janeiro - onde as homenagens podem ser prestadas com a exibição de um portfólio variado desse clássico alemão. Diante disso, o blog separou oito curiosidades sobre o besouro no país, vejamos.
1. O Fusca chegou em terras brasileiras em 1950 via importação, depois começou a ser montado em regime CKD pela empresa Brasmotor e em 1957 a Volkswagen iniciou a produção local que estendeu até 1986. Em 1993 retornou à linha de montagem a pedido do então presidente Itamar Franco (1930-2011) indo até 1996.
2. Nos 37 anos de mercado foram 3,3 milhões de unidades produzidas, sendo até hoje um dos 10 mais vendidos do Brasil.
3. O projeto simples do VW levou a criação de uma família local composta pelos carros: 1600 quatro portas, Kombi, TL, Variant, Variant II, Karmann-Ghia, Karmann-Ghia TC, os esportivos SP1 e SP2, e o Brasília, sendo que os dois últimos foram reproduzidos na escala 1:64 pela Hot Wheels e os dois Karmann-Ghia pela Matchbox, sem contar a imensa quantidade de marcas que reproduzem a Kombi.
4. No país existem 76 clubes dedicados ao Fusca, sendo que a maioria deles estão na região Sudeste. O encontro nacional de 1995 esta registrado no Guinness Book como uma das maiores reuniões do carro com 2.728 modelos no autódromo de Interlagos.
5. Um dos grandes sucessos musicais dos anos 1970 foi a música Fuscão Preto do cantor Almir Rogério, cuja a canção foi regravada em espanhol e inglês.
6. O apelido Fusca veio da dificuldade do brasileiro pronunciar Volks na época, o "V" da palavra era confundido com "F", ficando "Folks", dai as pessoas passaram a chamar pelo nome conhecido.
7. O besouro também teve participação nas pistas de corrida brasileiras, um dos mais conhecidos foi preparado pelos irmãos Fittipaldi para as 12 horas de Porto Alegre em 1968 onde terminou na primeira posição. Em 1971, o "bananinha" (um dos apelidos) reinou absoluto na divisão 3 do Campeonato Brasileiro de Turismo.
8. Em 2015, a Greenlight lançou a pedido da importadora Califórnia Toys uma coleção especial na escala 1:64 com versões do Fusca com a pintura da policia dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minias Gerais.
É claro que oito curiosidades é pouco para tanta história, mas elas dão uma boa ideia do que este carro simpático e fantástico representou para o Brasil no período de 1950 até o meados dos anos 1980. Toda a importância e gloria que ele possui nos dias atuais são mais do que merecidos, e que ele tenha vários e vários anos de vida com os seus clássicos conservados pelos seus proprietários apaixonados.
Confira também o Especial 10 curiosidades sobre o Volkswagen Beetle (Fusca) clicando aqui.
* Agradecimentos ao amigo Aparecido Bonfim pela disponibilidade dos Fusca da Welly, Maisto e o amarelo e branco da Hot Wheels.
Mais uma bela reportagem do Blog.
ResponderExcluirParabéns Fusca, parabéns Doalcey.
Abração