Datsun 510 Bluebird - Mainline, Cool Classic e Car Culture
O Datsun 510 Bluebird é um dos grandes sucessos da Hot Wheels dos últimos oito anos, por isso o blog separou três variações diferentes para falar, acompanhem.
A primeira aparição do 510 foi na Mainline 2009 com três variações de cores, decais de corrida com o interior seguindo a mesma linha, ou seja, com gaiola de proteção e apenas dois bancos presentes na dianteira. Voltando a falar dos adesivos, ele vem com o #102, as inscrições 'DATSUN', 'Goodyear' e 'imai racing' - uma homenagem ao design Jun Imai criador do projeto -, outro item observado é um circulo com a flame dentro (que não o torna um T-Hunt). Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da linha básica 2009 com pintura cobre e rodas OH5SP.
As três variações de cores da Mainline 2009 reunidas.
Abaixo as duas variações da Mainline 2010.
Abaixo as duas variações da Mainline 2012.
Em 2014, a marca de El Segundo colocou o 510 na série Cool Classic que trazia modelos com a nova pintura Spetrafrost e as rodas RSW. Diferente das outras variações essa vinha apenas com faixas pretas traçejadas na carroceria parecendo mais uma versão de rua do que de pista. Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da série Cool Classic 2014 com pintura Spectrafrost dourada e rodas RSW.
No ano passado o Bluebird retornou na novíssima série Car Culture no lote Track Day destinado a veículos utilizados em circuitos fechados. Externamente vem com o número #16 nas laterais, na frente e no teto. Faixas brancas estão presentes nas laterais, o capô é preto, e tem ainda os logos do JNC, JCC, NGK e as marcas GReddy e Yokohama, as rodas possuem pneus de borracha.Toda essa combinação é uma referência a participação do carro real nos campeonatos de Rally. Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da série Car Culture 2016 com pintura marrom e rodas RRSteelie.
Os três modelos mostram como o 510 se tornou uma peça importante na estratégia da Hot Wheels de manter os consumidores interessados em seus produtos, o curioso é que a miniatura não foi um sucesso imediato na Mainline quando foi lançado, as variações ficaram durante muito tempo sobrando nas gôndolas, mas na medida que o segmento JDM ganhava notoriedade foram sumindo.
Acima e abaixo com o BRE Datsun 510 Bluebird da série Vintage Racing 2011, observe que apenas o segundo possui partes como faróis e lanternas pintados.
Abaixo com a versão da série Heritage 2015, observe que em comum os pneus de borracha e a ausência de pintura na dianteira e traseira.
Abaixo as três vezes que o 510 saiu com pneus de borracha.
Abaixo com a versão da série Heritage 2015, observe que em comum os pneus de borracha e a ausência de pintura na dianteira e traseira.
Abaixo as três vezes que o 510 saiu com pneus de borracha.
Em relação as minis, a versão de lançamento ficou bem legal com as cores e os decais apresentados, o dourado com as faixas pretas é o que podemos considerar como uma opção de rua, mas o melhor deles mesmo é o da Car Culture, os decais utilizados combinados com a cor lembram o modelo real que competiu e venceu em 1970 o East African Safari Rally, tornando-se o primeiro carro japonês a realizar o feito. O ponto fraco de todos eles é a ausência de pintura na dianteira e na traseira.
O carro, o sedan foi considerado a BMW de baixo custo nos Estados Unidos, em comum com a marca alemã a dirigibilidade e a mecânica de confiança por um preço bem menor. A mecânica tinha como opções o motor quatro cilindros de 1,6 litros que gerava 97 cv de potência. Nas pistas americanas, o veículo foi campeão da Trans Am em 1971 na categoria até 2,0 litros, antes disso, participou de provas de Rally no deserto obtendo também vitórias.
O exemplar de lançamento eu consegui em uma Lojas Americanas de Salvador em meados de 2011, o Heritage o amigo Luiz Carlos Berenguer (Khabello) conseguiu para mim na Semaan em julho de 2015 e o Car Culture eu consegui com o amigo Marcelo DT do Clube Hot Wheels Brasil em dezembro do ano passado.
Adoro essa caixa de sapato. Principalmente pq lembra realmente os modelos da epoca cmo o BMW 2002 e o Scort.
ResponderExcluirMas por ter sangue oriental essas Datsuns sao a minha paixão. Na época de 2012 qdo encalhou as versões de 2012 eu achava tao bem feitas e cuidadas que sempre adquiria.
É bom ver essa tendência crescendo. Saber que na epoca eu ja curtia e hoje o pessoal curte.