Dez miniaturas essenciais de Carros Japoneses
Os carros japoneses estão dominando os mercados, e no mundo das miniaturas também, por isso o blog selecionou dez que considera essencial para se ter uma coleção.
De 2011 para cá a quantidade de minis de carros japoneses tem crescido sensivelmente, a Hot Wheels mesmo tem investido significativamente no segmento com lançamentos, e novas pinturas ou grafismo para os que já existem em seu portfólio.
Colecionar todos os modelos é legal, mas se deseja ter apenas os principais o blog preparou uma lista com dez deles que fizeram história na versão real por diversos motivos, vejamos:
Nissan Skyline
O Skyline existe desde a marca Prince que se fundiu com outras para forma a Nissan, no entanto, ele se tornaria conhecido mesmo com o lançamento da versão esportiva 2000GT de 1971, depois veio toda uma linha linhagem marca pelo de 1972, e as gerações dos anos 1990 e 2000 que se completa com o GT-R (que não tem o nome Skyline). Entre as marcas atuais, a Hot Wheels, a Kyosho e a Tomica foram as que reproduziram mais gerações, a Matchbox lançou o seu primeiro modelo no ano passado.
Serie Z da Nissan/Datsun
O primeiro modelo lançado foi o 240z no final dos anos 1960, a seu favor o design, um motor confiável, ótima dirigibilidade e o preço. A receptividade foi tão positiva que outros vieram como o 280z, o 300z, o 350z e atualmente esta no 370z. Para esta série o que não falta é fabricante, tudo vai depender do seu nível de exigência e do tamanho do seu bolso.
Toyota 2000GT
No final dos anos 1960 a Toyota resolveu fazer uma investida no segmento dos esportivos de dois lugares, assim surgiu o 2000GT com um desenho que lembrava os bólidos europeus. Apesar do belo design a motorização decepcionou quem desejava mais, só que o tempo passou e atualmente o mesmo é muito valorizado. No universo das miniaturas ele pode ser encontrados na Hot Wheels, na Kyosho e na Tomica.
Mazda RX-7
O modelo surgiu em meados dos anos 1970, foi comercializado no Japão, na Europa e nos Estados Unidos. As gerações do final dos anos 1970 até o final dos anos 1990 são as mais conhecidas e desejadas. Entre os brasileiros se tornou conhecido pela sua presença no game Need For Speed, no seriado japonês Jaspion e nos dois primeiros Velozes e Furiosos.
Datsun 510 Bluebird
O 510 chegou nos Estados Unidos no início dos anos 1970 nas versões sedan com duas ou quatro portas e a station wagon (perua). Por lá fez história na categoria com motores de até 2,0 litros da Trasn Am tornando-se campeão. Nas lojas vendia muito bem graças a combinação mecânica confiável, economia de combustível e dirigibilidade. O modelo pode ser encontrado atualmente na Hot Wheels e na Tomica, mas a M2 Machines esta prestes a entrar para a lista.
Toyota AE-86
Nos anos 1980 o objetivo era ter um carro que atendesse as necessidades e que não bebesse muito combustível, nesses quesitos os japoneses se destacavam, mas haviam outras pessoas que vinham outras vantagens neles como a possibilidade de utilizá-los para derrapagens controladas nas descidas das estradas montanhosas do Japão - será que ouvi a palavra drift? O Corolla AE-86 foi um desses modelos utilizados, sem falar que também era muito bom para personalizações. Exemplares do mesmo podem ser encontrados na Hot Wheels, na Kyosho e na Tomica.
Honda Civic
Se tem Corolla então tem que ter o Civic, o carro esta em linha desde 1973 com dez gerações lançadas, entre os que se destacam estão os criados entre os anos 1980 até os dias atuais, sendo que a maioria dos admiradores preferem os mais antigos pelo conjunto mecânica fácil, dirigibilidade e, claro o preço. Em miniatura pode ser encontrado na Hot Wheels, na Tomica e na Kyosho em maior diversidade.
Mitsubishi Lancer Evolution
O Lancer fez história nas provas de Rally entre os anos 1990 e 2000, o sucesso no cascalho levou a edição especial Evolution que se tornou muito cultuada ao longo dos anos. Para completar também se fez presente nos principais jogos desse século e participou da franquia Velozes e Furiosos. Enquanto mini, pode ser encontrado na Hot Wheels, na Kyosho, na Matchbox e na Tomica.
Subaru Impreza
Outro que também teve passagens marcantes pelos campeonatos de Rally, só que ao contrário do Lancer continua na linha de montagem com uma novíssima geração, no entanto, os entusiastas ainda preferem os antigos de meados dos anos 1990 e 2000. Mais uma vez você vai encontrar a mesma na Hot Wheels, na Tomica, na Kyosho e na Matchbox.
Toyota Supra
O Supra nasceu como uma versão topo de linha do Celica nos final dos anos 1970, na época o objetivo era enfrentar os esportivos da Datsun/Nissan. Nos anos 1990 ele recebeu a geração que o tornaria famoso graças as participações em games como Need For Speed e filmes como a franquia Velozes e Furiosos. De forma recente você vai encontrá-lo na Hot Wheels, mas marcas como a Matchbox, a Johnny Lightning, a Revell, a Kyosho e a Tomica também já reproduziram.
Estão ai, para chegar a esta lista o blog fez uma pesquisa com os modelos mais reproduzidos pelas fabricantes de miniaturas e comparou com as publicações de sites e revistas já abordaram sobre o tema, é claro que a sua lista pode ser diferente dessa, por isso o blog quer saber:
Quais as suas dez miniaturas essenciais de carros japoneses?
Como mostrar umas fotos ? Sou Alexandre Galvão de SP e acompanho via Facebook
ResponderExcluirSaudações Alexandre,
ExcluirComo assim mostrar umas fotos?