Auction Block da Greenlight - Uma Analise
Que tal montar uma coleção de carros americanos raros em sua garagem? Em escala real é difícil, mas na escala 1:64 é mais fácil, acompanhem.
A casa de leilões Barrett-Jackson é uma das mais antigas dos Estados Unidos e se especializou ao longo dos anos em organizar eventos de venda de carros pelo maior lance de modelos raros ou muito desejados. Pela sua lista já passaram clássicos dos Estados Unidos, da Europa e do Japão arrematados por vários milhares de dólares.
E foi de olho nesse imenso portfólio que a Greenlight licenciou a marca e os modelos americanos que já haviam passado pelos leilões. Tudo começou em 2007 com seis miniaturas (imagem abaixo), os escolhidos foram: 2007 Shelby GT500, o 1967 Chevrolet Corvette, o 1970 HEMI Cuda hardtop e conversível, o 1969 Ford Mustang Mach 1 e o 1967 HEMI Coronet R/T conversível. Desses ai o destaque ficava para o Corvette, cuja a versão real foi leiloada por 375 mil dólares (1.162.500 reais em em conversão direta)
Imagem: site GLCollectors.
A Série 2 do ano seguinte veio com mais seis exemplares, cuja a a estrela era sem dúvida o 1968 Chevrolet Impala com uma pintura em homenagem aos 30 anos do festival de Woodstock comemorados em 1999 que foi arrematado por uma pechincha de 3.850 dólares. Um dos mais valiosos desse lote foi o 1961 Chevrolet Corvette Conversível comprado por 120 mil dólares.
A Série 3 trouxe os primeiros Shelby GT500 clássicos, o branco mesmo foi arrematado na época por 165 mil dólares. Nos lotes seguintes outros Mustang apareceram como o 1967 Mustang Conversível Pink arrematado por 49.500 dólares (Série 5), teve também o primeiro Shelby GT na retomada da parceria Ford e o texano que foi leiloado para caridade por 52 mil dólares (Série 6), entre outros.
Como na época a Greenlight só tinha a primeira e a quinta gerações do Mustang, então foram esses os selecionados para a linha, cuja as edições reproduzidas eram os GT, os Shelby, Boss e o Mach 1.
1970 Ford Mustang Conversível - Série 6
2008 Shelby GT - Série 6
O Camaro também teve basicamente exemplares da segunda geração apresentados, como o Z/28 de 1971 prata que foi arrematado por 60 mil dólares (Série 5).
Imagem: blog Diecast Hobbist
O Charger teve um número maior de participações, os principais destaque ficam para: o Daytona dourado comprado por 375 mil dólares (Série 6) e uma versão R/T de terceira geração vendido por 160 mil dólares (Serie 5). No total foram seis modelos de 1968 a 1970 e dois de 1971.
Imagem: blog Diecast Hobbist
O Corvette foi sem dúvida o grande campeão com quatro participações da primeira geração, três da segunda, cinco da terceira e dois da sexta geração.
Embora a maioria das linhas tenha sido dedicada ao Barrett-Jackson, a Mecum Auctions também teve modelos selecionados que foram apresentados nos lotes 12 a 14. A Série original foi encerrada no Mix 15, e ao longo de todo esse tempo vários modelos da GM, Ford e Chrysler foram mostrados contando assim um pouco mais da história desses carros que se tornaram lendas nos dias atuais.
No ano passado a linha retornou com o nome de Barrett-Jackson com seis Muscle Car clássicos, e mais uma edição especial composta pelo 1950 General Motors Futurliner.
Imagem: Divulgação Greenlight
Em matéria de detalhes, a mini vem com chassi/corpo de metal, rodas em sua maioria iguais ao do carro original, capô móvel, faróis e lanternas de plástico ou pintados, sem falar outras partes menores. Para quem gosta dos Chase da marca, cerca de 2% da produção total do lote é composto pelos Green Machines.
Em linhas gerais, a Auction Block é para o colecionador que gosta de modelos licenciados com muita história para contar, e para deixar evidente o quanto elas possuem a Greenlight disponibiliza também na embalagem um cartão com informações sobre a versão real.
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