Lançamentos Hot Wheels: Mazda MX-5 Miata de 1991 e 2015
Um roadster simples, básico e muito querido pelos os entusiastas desembarcaram na Hot Wheels em duas versões. Acompanhem.
A primeira geração chegou ao mercado no final de 1989, seu visual trazia linhas arredondadas, com frente longa, traseira curta, faróis escamoteáveis e espaço para dois ocupantes. Sua mecânica era composta por um motor quatro cilindros de 1,6 litros, 16 válvulas, duplo comando no cabeçote que rendia 114 cv de potência com velocidade máxima de 188 km/h. Embora básico, os acertos feitos pela a marca japonesa garantia uma ótima condução na estrada e nas ruas, tornando-o bem desejado na época. Na Hot Wheels eu apresento o '91 Mazda MX-5 Miata da linha básica 2019 (lançamento) com pintura vermelha e rodas 5SP.
Para quem começou a colecionar recentemente, esse é o segundo Miata de primeira geração que a Hot Wheels lança, o primeiro estreou um ano após o lançamento do original e foi utilizado até 2003. Essa nova versão traz linhas mais parecidas com o real, isso incluí vários elementos que o identificam como a dianteira e as lanternas traseiras, embora essa última tenha ficado sem pintura. Por se tratar de um roadster, esse modelo não traz um teto, sendo que o pessoal de El Segundo preferiu a inclusão de um santantônio atras do banco dos passageiros.
Imagem: Divulgação |
Saindo da primeira e chegando à quarta geração que estreou em 2014. A proposta é recuperar as qualidades que o fizeram tão procurado vinte e cinco anos antes, ou seja, peso leve, tamanho menor e mecânica atualizada com o uso de motores quatro cilindros de 1,5 L ou 2,0 L, que forneciam 130 e 156 cv de potência. O seu design continuava semelhante ao primeiro, mas em sintonia com os novos tempos. Na Hot Wheels eu apresento o '15 Mazda MX-5 Miata da linha básica 2016 (lançamento) com pintura vermelha e rodas PR5.
A Hot Wheels apresentou a sua versão um ano após a estreia da geração. Em linhas gerais, ele ficou muito parecido com o real, só que dessa vez eles optaram por um modelo voltado para corrida, ou seja, presença de aerofólio, suspensão rebaixada, difusor traseiro e saias nas laterais e no para-choque dianteiro. Os faróis possuem decais, enquanto que a traseira ficou devendo.
Comparativo entre os dois
O interessante aqui é observar as mudanças ocorridas entre as versões reais, começando pela a dianteira: na primeira geração a frente é redonda e os faróis são escamoteáveis; na quarta a parte frontal é ligeiramente afilada e os faróis estão visíveis e com um desenho na forma de gota.
Nas laterais observamos uma linha praticamente reta no modelo de 1991, enquanto que a versão de 2015 traz uma pequena curva para cima após os bancos.
Na traseira as lanternas são retangulares na geração um, enquanto que na geração quatro são menores e redondos. Em relação ao escapamento, os design da Hot Wheels acrescentaram dois no de quarta geração, posicionados nas extremidades do para-choque, além do difusor e do aerofólio - claro.
E ai gostaram? Viram como, mais uma vez, pode-se aprender bastante com apenas duas miniaturas da Hot Wheels?
O exemplar do MX-5 de 1991 eu consegui em uma Lojas Americanas de Vitória da Conquista em agosto do ano passado, já o MX-5 de 2015 em outubro de 2016 em uma Lojas Americanas de Salvador.
Vale ressaltar também, que o modelo 1991 tinha os retrovisores, que um diferencial em se tratando de Hot wheels,.
ResponderExcluirAbração