Reflexões: Até onde vale a pena colecionar variações de uma mini?
Colecionar variações de minis para quem gosta é bem legal, mas até onde vale a pena? Acompanhem.
Eu já falei aqui sobre variações de cores em minis, sua importância e vantagens. Considero uma tema muito legal, e tenho alguns modelos na coleção que ainda procuro pegar tudo o que aparece, desde que seja de uma mesma fabricante de miniaturas.
No entanto, de alguns anos para cá tenho me perguntado constantemente até onde vale a pena continuar fazendo isso com determinados modelos, vejamos alguns exemplos:
Batmóvel 1966 da Série de TV
O clássico veículo do homem morcego foi lançado pela a Hot Wheels na Mainline 2007, no mesmo ano apareceu na San Diego Comic Con, e desde então passou a ser figura recorrente na Mainline e outras linhas de El Segundo.
Até o momento registrasse trinta e quatro variações da miniatura segundo o site Fandom (confira aqui), incluindo as versões de convenções oficiais da marca. Entre as mais caras no mercado paralelo os destaques ficam para aquelas lançadas pelo o RLC e de convenções.
O complicador ai não é a quantidade, mas os valores altos praticados no mercado paralelo para alguns, que praticamente inviabiliza ter na coleção todos os exemplares.
1955 Chevy Bel Air Gasser
O modelo desembarcou nas Rodas Quentes na Mainline 2013 com três variações de cores. Até o momento já foram trinta e sete variações, incluindo versões para convenções oficiais (confira aqui todos os modelos lançados).
Entre as mais caras no mercado paralelo os destaques ficam para as versões do RLC e das convenções, e não são poucas, pelo menos cinco versões no primeiro e quatro no segundo.
Volkswagen T1 Panel
A T1 Panel foi lançada em 2021 na série Nostalgia, e curiosamente só foi utilizada em linhas Premium. Atualmente já foram apresentadas dezenove variações - todas com pneus de borracha (confira aqui todos os modelos).
Aqui as mais caras são: a edição especial exclusiva Fatlace, a de lançamento (série Nostalgia) e uma de convenção.
Volkswagen Kool Kombi
A pequena Kombi apareceu pela primeira em 2013 em cinco variações, sendo três na Mainline, uma na Toy Fair e outra no RLC. Ao todo já foram vinte e três variações, a maioria na linha básica (confira aqui todas as versões).
Duas aqui precisarão de recursos consideráveis para serem incorporadas a coleção, são as que foram lançadas para a Toy Fair e a do RLC de 2013 - e não vou nem comentar o que tem sido pedido pela a versão da foto acima.
Datsun Bluebird 510
O sedan japonês chegou ao mercado pela a Hot Wheels em 2009 na Mainline com três versões de cores. Até o momento já foram trinta e oito variações, mas ai incluem "moscas brancas", como variações de rodas observadas em alguns exemplares da Mainline que foram encontradas em alguns mercados, e também incluem versões para convenções (confira aqui todos eles).
Como as outras, as versões de convenções americanas e do RLC são as mais bem avaliadas, além do modelo da série Vintage Racing de 2011 (imagem acima).
A quantidade de versões mostra que esses modelos se tornaram muito queridos pelos os colecionadores, e naturalmente a Hot Wheels procurou capitalizar isso, o que por um lado foi bom, pois permitiu aos apaixonados ter mais opções. O lado negativo é que algumas variações se tornaram muito difíceis de serem obtidas em virtude dos valores pedidos no mercado paralelo.
Miniaturas com preços elevados no hobby são normais, quanto maior a procura maior será o preço pedido, só que até quanto vale a pena pagar? A coleção continua sendo interessante incompleta? Colecionador é um ser "complicado", e a falta de um exemplar acaba por tirar muito do brilho com o modelo, o que acaba por levar alguns a se desfazerem de determinadas miniaturas.
Esses carros não são os únicos com grande quantidade de versões, o '67 Camaro mesmo é campeão com 156 variações - só com o molde de 1983 - confira aqui a lista completa. O primeiro molde foi lançado em 1968, e ao longo dos anos passou por atualizações até o atual.
Pensando bem, não sei se fico triste ou desesperado por aqueles que são apaixonado por esse Camaro.
Mas e vocês, o que acham desse dilema de colecionar variações de um mesmo modelo?
Eu sempre fui um adepto das variações de cor, só da 8 crate eu já tive 25, do road runner cheguei a ter 19 variações, mas daí eu pensei, será que terei todos? Curto os mustangs e tenho algumas variações, tanto da hw como de outras marcas, hj baseado naquele pensamento que vc amigo blogueiro já sabe, eu venho tentando diminuir a coleção e as variações, focando nas minis temáticas e nas que eu realmente curto. Boa matéria amigo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir