Especial: Design dos Hot Wheels

Mais um dos destaques dos Hot Wheels é o seu design, que você pode amar ou odiar, desde os primeiros modelos apresentados em 1968 ela tem procurado impor a sua marca focada em: motor enorme, estilo inovador e coisas que normalmente não existem em carros de verdade. É claro que ao longo dos anos essa visão foi ampliada com o lançamento de miniaturas fieis aos verdadeiros ou com algum detalhe que o diferencie das outras marcas. Entre os designer da Hot Wheels, o mais famoso é Larry Wood que entrou na empresa em 1969 e ficou até a sua aposentadoria em 2009, por ele ou sob a sua supervisão vários modelos foram lançados (quer saber mais sobre ele? Leia essa entrevista do site Carsale aqui). O designer Alec Tam é outro nome importante dentro da Hot Wheels, é o diretor da equipe de design e um dos que contribuiu para a transformação do Opala em miniatura apresentado na linha básica 2012 (em 2008 ele esteve no Brasil para a comemoração dos 40 anos da Hot Wheels, clique aqui para saber um pouco sobre a passagem dele).


Acima projetos do designer Larry Wood.



Acima temos projetos de Phil Riehlman, outro nome importante dentro da Hot Wheels.

O processo de construção de um modelo definitivo não é aparentemente fácil, quando a miniatura é baseada em um modelo real requer entre outras questões a negociação de licenciamento do design junto a montadora dona do carro, visita a fabrica para conhecer de perto o carro, acesso as plantas, construção de um mock-up do carro em plastico que é avaliado, numa outra etapa é feito um modelo em zamac (liga metálica utilizada na fabricação das mínis) que é novamente avaliada até a aprovação final e envio para a produção em quantidade, ufa!!! E se o modelo for baseado em um antigo o trabalho é ainda maior com acesso as plantas do modelo da época e folhetos de estudo.


Acima projetos de Jun Imai, no Shelby em cima é possível visualizar a marca do traço dos design da Hot Wheels em um modelo mais estilizado.

Quando a sua construção envolve um modelo imaginário é mais fácil porque não envolve tanta burocracia e a autorização dos fabricantes e é trabalho assim que fascina os designer da marca, só que o resultado nem sempre agrada a todos, sejam eles crianças ou colecionadores, mas as opções estão ai.


Acima no centro da foto o Bone Shake, projeto de Larry Wood que se tornou real em escala 1:1.

Quer conhecer mais sobre os projetos da Hot Wheels? Clique abaixo
Hot Wheels designer Challenge - Para celebrar os 40 anos da marca ela propôs à alguns fabricantes que desenvolvessem projetos de miniaturas.
Miniaturas com design desenvolvido pela Hot Wheels - Alguns modelos criados pela empresa e os designer que trabalhou nos mesmos.
Modelos lançados ao longo dos anos - Várias miniaturas apresentados ao longo dos anos pela Hot Wheels, entre outras curiosidades.

É isso ai, o texto de hoje ficou grande, mas dando continuidade aos Especiais sobre as marcas de miniaturas que por enquanto estão focadas na Hot Wheels eu trouxe mais essa curiosidade.


Comentários

  1. Gostei da matéria!!Continue assim
    Estes especiais são muito legais, gostei muito do Torino Vs Chevelle

    ResponderExcluir
  2. Valeu Bruno, obrigado pelo comentário!!! Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria!

    Eu gosto muito desse tema! os desenhos originais da HW são muito fantásticos como o Deco Delivery, Blown Delivery, Drag Bus, a prova viva que os fantasia da HW são ótimos é o Blown Delivery que considero uma das melhores miniatura já criada até hoje....

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, apesar das criticas que recebe, mínis como essa é um diferencial na linha da Hot Wheels e são muito legais mesmo. Obrigado pela visita. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas