Especial Hot Wheels: Caça ao Tesouro


Eles fazem parte dos assuntos mais discutidos pelos colecionadores de Hot Wheels (entre outras marcas), sejam nos blogs e sites especializados, sejam nos fóruns, nos encontros de colecionadores, nos bate-papos ao vivo ou on-line, estou falando dos "Treasure Hunts", "T-Hunts" ou "Superized" que traduzindo, significam "Caça ao tesouro". Os T-Hunts foram lançados na linha básica de 1995 com um total de 12 modelos, e edição limitada em 10 mil unidades produzidas (um ano depois esse número aumentou para 25 mil unidades).
Acima T-Hunt regular (verde) e Super de 2012
A proposta era levar os colecionadores e apreciadores à literalmente, "caça" esses modelos. Na cartela (blister) eles eram identificados com uma tarja verde e o nome da série. 
Acima T-Hunts regulares da Mainline 2011.
Como forma de dificultar a "caçada" pelos colecionadores, mudanças foram sendo feitas ao longo dos anos, como se observa abaixo:

Quando foram lançados eles não traziam nada que os identificasse, a não ser a embalagem. Em 1998, a primeira mudança, alguns modelos passaram a trazer a identificação TH ou Treasure Hunts como forma de diferenciá-los.
Acima Superized ou Super Treasure Hunt da Mainline 2012.

Primeira grande mudança
Em 2002, todos os T-Hunts são lançados com pneus de borracha para diferenciá-los das outras minis da série básica, o número continua limitado em 12 modelos diferentes.
Acima exemplos de T-Hunts de 2012 (preto) e 2006 (branco).
Em 2005, os Treasure Hunts vem com a inscrição "10th Anniversary" em homenagem aos 10 anos de lançamento da série.
Acima T-Hunts de 2005 com a inscrição 10th Anniversary.

A segunda grande mudança
Em 2007, os Treasure Hunts recebem a segunda grande mudança, eles passam a ser divididos em dois grupos, sendo o primeiro chamado de Treasure Hunts Regulares com as iniciais da série, pintura metálica e pneus de plástico. O segundo grupo é chamado de Super Trea$ure Hunt$ (com o cifrão mesmo) com a pintura especial (Spectraflame), iniciais da série e os pneus de borracha com uma produção ainda mais limitada do que os regulares.
Acima algumas versões "Super" da Mainline 2008.
Acima as versões T-Hunt "Super" (a esquerda) e Regular.

Em 2011. a série é aumentada para 15 modelos que continuam divididos em Regulares e Super.
Acima versões "Super" na cor escura (Spectraflame) e Regular na cor clara da Mainline 2011.

A terceira grande mudança
Para 2012 uma nova mudança significativa, os "Super" passam a ser variações de modelos das outras séries da linha básica, a Hot Wheels ensaia chamá-los de "Superized" ou "Super Secret", a quantidade permanece a mesma, 15 modelos. Em relação aos T-Hunts Regulares, nada muda, eles continuam vindo no blister com a tarja verde, as iniciais TH e a quantidade permanece em 15 exemplares diferentes, no entanto, não possuem nenhuma relação com os "Super".
Acima os "Superized", "Super Secret" ou "Super T-Hunt" como ficaram conhecidos.
Acima um "Super" a esquerda ao lado da versão simples da Mainline 2012.
Acima os Treasure Hunts Regulares da Mainline 2012.

Mais uma mudança
Em 2013, a maior mudança ficaria para os T-Hunts Regulares, que passam a ser em sua maioria versões não licenciadas da Hot Wheels, isso incluiu pintura infantilizada, e o uso de um circulo com uma chama dentro no lugar do TH para identificá-los. Os TH Regulares deixam de vir em blister com tarja verde e estão misturados nas outras séries da linha básica. Já os "Super" continuam do mesmo jeito do ano anterior.

Acima os Treasure Hunts Regulares da Mainline 2013 que trazem um circulo com chamas no lugar do TH.
Acima os "Super" da Mainline 2013 que continuam com o TH na carroceria.

Devido a sua quantidade limitadíssima e o comércio paralelo que gerou, eles são muito procurados, principalmente os "Super", o que faz com que o seu preço no mercado paralelo varie de 7 a 30 vezes o valor da prateleira, dependendo do modelo.
Acima as versões T-Hunt Regulares e "Super" da Mainline 2013.
Mas eles são realmente importantes em uma coleção? Isso vai depender do seu foco, se gosta dos mesmos, então boa caçada, ou recorra a internet para completá-los. Caso eles não sejam uma prioridade, ou apenas alguns deles, então vá curtir a sua coleção, pois isso é o mais importante.


Quer conhecer todos os modelos lançados? Acesse aqui o site do Hot Wheels BR.


[Postagem atualizada com textos e imagens em 12.07.2014]

Comentários

  1. Tenho um Dodge Charger 69 de 2006 (045)... Quanto pagariam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Djalma,

      Essa mini é um T-Hunt de 2006 com uma pintura que lembra o General Lee do filme os gatões, muito valorizada pelos colecionadores, lacrada costumam pedir entre R$ 80,00 e 100,00 por ela.

      Abração,

      Excluir
  2. olá amigo, tenho um calhambeque 1932 todo trabalhado H.W 07 quero saber um pouco mais sobre , é limitado ou é apenas mais uma versão simples , e principalmente o ano de fabricação , já procurei mas não encontro nada sobre , aguardo sua ajuda obrigao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Leandro,

      O termo calhambeque é aplicado a vários modelos de 1900 a 1940, para poder ajudá-lo eu precisaria saber qual seria o nome da miniatura, pois a Hot Wheels tem vários modelos deles, de americanos a europeus.

      Abração,

      Excluir
  3. Meu amigo eu tenho uma miniatura que parece ter cara de raro ele é de 98 é um Fore Wheeler, então ele é raro ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Matheus,

      Ser de 1998 não a coloca no status de raridade, 99,99% do que a Hot Wheels produz não é raro, nem mesmo os Super que são o tema dessa postagem.

      Abração,

      Excluir
  4. Matheus BR, você consegue postar imagens das miniaturas? Ou descrevê-las?
    Ou quem sabe procurar no link abaixo?

    http://hotwheels.wikia.com/wiki/Tee%27d_Off

    Boa pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola novamente,

      O especial pelo que revisei a pouco traz as imagens dos principais T-Hunts e ainda o link de um site em português ótimo para a pesquisa. Em relação ao site da Wikia, é incompleto, para quem busca miniaturas Hot Wheels, o melhor é o South Texas Diecast que esta na lista de sites recomendados do blog. Novamente eu quero lembrar a você que Super T-Hunts não são raros, a Hot Wheels produz em torno de 2 bilhões de miniaturas Mainline por ano, dessas pelo menos 37 milhões são Super, onde esta a raridade? Já disse antes, são difíceis de encontrar e no mais, enquanto os espertos acharem que estão ganhando dinheiro com eles os preços vão continuar altos no paralelo. Por fim, se deseja colecionar os itens raros da Hot Wheels o blog já fez quatro especiais sobre o tema, separe o dinheiro e vá em busca, o mais caro esta na bagatela de 100 mil dólares, até agora.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas