Dodge Charger Daytona 1969

Em 1969 mais uma versão do Dodge Charger era apresentada, a Daytona, que trazia características especiais como um prolongamento em forma de cunha na frente que o deixava longo, na traseira havia a presença de um aerofólio mais alto do que o teto que era apoiado nas laterais da carroceria. Essas peculiaridades tinham um objetivo que era melhorar a aerodinâmica do carro nas provas da Nascar daquele ano e que de fato se traduziram em sucesso com o modelo vencendo 25% das provas. Apenas 543 unidades foram produzidas, suficientes para a homologação do carro para as pistas de corridas. Na motorização, o destaque ficava para o V8 426 HEMI de 7,0 L e 430 cv de potência. Na Greenlight eu apresento o 1969 Dodge Daytona HEMI da linha Auction Block série 6 de 2012 que vem com pintura bronze metálico, rodas com pneus de borracha e capo que abre.












Abaixo observar se o Dodge Charger R/T em laranja ao lado da versão Daytona, as diferenças principais estão na frente em cunha e o grande aerofólio traseiro, tudo para melhorar a aerodinâmica nas corridas.





Abaixo o Dodge Charger Daytona ao lado do seu "irmão" o Playmouth Superbird, com desenhos muito semelhantes, a diferença básica esta nos faróis traseiros. Assim como o Charger, o Superbird teve o seu design pensado para as corridas tornando-se um dos grandes vencedores da categoria Trans Am dos Estados Unidos nos anos 1970.



Mais uma miniatura da Greenlight da linha Auction Block que traz miniaturas de veículos leiloados pela Barrett-Jackson e essa é especial, o modelo real é raríssimo por dois motivos: primeiro a pintura muito rara nesse modelo (apenas dois saíram nessa cor) e segundo a presença do motor V8 426 HEMI com transmissão manual de quatro velocidades, isso porque apenas 75 unidades do Charger Daytona foram produzidos com esse motor. O carro foi totalmente restaurado e arrematado em 2007 por US$ 375.000,00 (cerca de R$ 750.000,00), realmente uma lenda para poucos. Essa míni eu consegui na Collectable Diecast em dezembro de 2012.

Quer saber mais sobre o Dodge Charger Daytona? Acesse aqui uma reportagem do site Hemmings (em inglês).

Gostou da postagem? Então curta a pagina do blog no Facebook clicando aqui e aproveite para se inscrever no sorteio de uma belíssima miniatura do Clube Hot Wheels Brasil a ser sorteada no dia 12.02.2013.


Comentários

  1. Hermoso ese Daytona en color cobre; tendré que conseguir uno de Nascar en 1/43 para mi colección.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juanh, fico feliz que tenha gostado da míni, é realmente muito linda mesmo. Eu também estou em busca de um modelo da Nascar, mas na escala 1/64 e de preferência o de número 88 que quebrou o recorde em pista fechada nos Estados Unidos em 1970 e que dura até os dias atuais.

      Abração.

      Excluir
    2. ¿Es uno en color celeste?
      Muy bellos todos.
      Abrazos!
      http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas