Especial detalhes: Os faróis.


Para alegria de nós colecionadores o mercado esta repleto de marcas de miniaturas diecast, embora nem todas estejam disponíveis em todos os mercados, principalmente do Brasil. Mas como fica os detalhes em cada uma delas? Reuni sete marcas de miniaturas para falar um pouco sobre esse assunto. As marcas escolhidas foram: Hot Wheels, Matchbox, Greenlight, Maisto, M2 Machines, Kyosho e Johnny Lightning.
Como o especial ficou grande eu dividi em partes com o primeiro focado nos faróis das miniaturas, vamos a eles:


Começo as observações pela Hot Wheels onde uma das grandes criticas feitas as suas miniaturas é a falta de detalhes nos faróis, como por exemplo, a ausência de pinturas observados principalmente na linha básica (ou mainline) que é a mais comercializada no mundo, só que isso pode ser verificado não só na Hot Wheels mas nas linhas básicas da Maisto e Matchbox como nos exemplos abaixo.

Da esquerda para a direita: Hot Wheels, Maisto e Matchbox.
No caso especifico da Hot Wheels essa ausência pode ser observada também em alguns modelos das séries Collectors que são de custo maior do que a linha básica, veja nos exemplos abaixo:

Da esquerda para a direita observa-se as séries Boulevard, Speed Machine e Garage da Hot Wheels.
No entanto, mesmo na linha básica é possível observar exceções nas três marcas citadas conforme os exemplos abaixo:
Pintura nos faróis dianteiros e traseiros na mesma mini.
Hot Wheels



Maisto.



Matchbox.


Modelos das três marcas juntas.


Novamente voltando os olhares para a Hot Wheels, nas miniaturas da série Collectors também é possível observar um bom nível de detalhes nos faróis como pode ser verificado abaixo em algumas linhas:
Speed Machine x Mainline.


Garage x Mainline.


Boulevard x Mainline.


Ultra Hot x Mainline.


Em outras marcas que fazem um trabalho mais detalhado observa-se uma maior quantidade de linhas Collectors com os faróis identificados, como os exemplos abaixo:
Greenlight


M2 Machines


Johnny Lightning

Modelos das marcas juntas.

Da esquerda para a direita: Greenlight, Johnny Lightning e M2 Machines.
Se as pinturas já dão um ar mais detalhado a miniatura, a presença de partes em acrílico (e/ou plastico) nos faróis as deixam ainda melhores e isso pode ser observado nas marcas abaixo:
Hot Wheels


Greenlight


M2 Machines


Kyosho


Para quem é muito exigente os faróis em acrílico dão um ar mais real as miniaturas fazendo com que elas fiquem próximas dos modelos em escala 1:1 e pensando nessa semelhança marcas como a Kyosho e a M2 Machines se destacam com um maior número de modelos com essa característica, o que tem despertado a paixão dos exigentes.


Como vocês observaram existem miniaturas com todos os tipos de faróis e o que vai definir quais serão aquelas a serem adquiridas é a sua simpatia pelo modelo que podem envolver outros fatores como: carroceria, pintura, partes móveis e pneus.
Mas como ficam esses detalhes? Isso é um assunto para postagens futuras.



Comentários

  1. Esse é um dos detalhes minimos mas que faz toda a diferença, a Mattel desde o ano passado fez o favor de economizar justamente nesse detalhe, o que me levou a praticamente parar de obter mainlines recentes, salvo algumas exceções como o Aventador.
    Belo Post!

    ResponderExcluir
  2. olá! comecei a ver hoje seu blog e já to gostando. queria pedir (se você quiser né, claro) para q você postasse algumas fotos de miniaturas de bombeiros,ambulâncias,policias e guinchos das marcas hot wheels e da matchbox.
    Obg pela atenção, vlw!

    ResponderExcluir
  3. Não perco mais nenhum post teu Doalcey ! Vc é muito top, autoridade como professor como engenheiro e como hobbysta ! Obrigado por nos abastecer de ricas informações e tornar o colecionismo dos brasileiros muito mais interessante, emocionante e atraente ! Valeu meu amigo !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas