Especial Homens Lendários: Ferdinand "Ferry" Porsche


Qual o seu talento? Artes, esportes, música, fotografia... construir carros talvez? independente de qual seja eu percebo que nos homens que se tornaram imortais no mundo do automóvel esta o fato de explorar com muita paixão o seu talento, é o caso de Ferdinand Anton Ernst Porsche, austro-hungaro, nascido em 19 de setembro de 1909 que herdou do seu pai também Ferdinand a paixão e o talento pelos carros.


O envolvimento com os carros e a sua engenharia começou cedo para o pequeno "Ferry" (como ele também era conhecido) que aos 10 anos de idade ganhava do pai um pequeno carro de dois lugares (construído pelo mesmo) com motor de dois cilindros e seis cavalos que levava o garoto e sua máquina a 60 km/h pelas ruas de sua cidade natal.

Porsche 914-6 que Ferry Porsche acompanhou o desenvolvimento.
Aos 12 anos Ferry Porsche já experimentava carros de corridas como o Austro-Daimler com motor de 45 cv e 145 km/h, viajava com o pai pela Europa e pelo Estados Unidos aprendendo sobre mecânica. Com o seu talento cada vez mais em evidência aos 16 anos recebia uma permissão especial para dirigir e aos 19 anos concluía os estudos passando a trabalhar na Bosh.
Em 1931, o pai e Ferdinand resolveram montar a sua própria empresa aliados a outros engenheiros de grande talento, nascia a "Dr.  Ing.  h.c. F.  Porsche GmbH Konstructionsburo fur Motoren und Fahrzeugbau" (o nome miserável!!!), tudo isso para dizer que a empresa era especializada em consultoria e construção de motores e automóveis.


A empresa começou desenvolvendo projetos para boa parte das industrias alemãs da época entre elas a Auto Union que era uma das maiores, pelas mãos dos seus engenheiros e com o acompanhamento de perto de pai e filho a Porsche criou as "Flechas de Prata", carros de competição da Auto Union que possuíam motor central de alumínio e 16 cilindros que se tornaram lendas.
Em 1934, a Porsche passava a dedicar os seus trabalhos ao governo nazista no desenvolvimento do Volkswagen (quer dizer carro do povo), um sonho antigo do Sr. Ferdinand Porsche (pai de Ferry) que o governo abraçou, para ajudá-lo no desenvolvimento Ferry realizou os testes de estrada com o modelo que nós conheceríamos como Fusca percorrendo mais de 50 mil quilômetros sem é claro abandonar o seu talento para a parte de engenharia.

O grande projeto do pai, o prof. Ferdinand Porsche.
Quatro anos depois Ferry Porsche assumia a presidência da empresa em função da transferência do seu pai para a unidade fabril da Volkswagen em Wolfsburg e como o seu primeiro ato fez a transferência do setor de projetos para o interior de Stuttgart que se tornaria no futuro a principal unidade da Posrche.
Mas os grandes projetos seriam mesmo dos carros esportivos com o seu estilo ligado a velocidade uma paixão de pai e filho que os levaram a desenvolver trabalhos de carros esporte baseado no Fusca, mas que não seguiram adiante, pois o governo nazista havia definido que os motores da VW só poderiam ser utilizados para o desenvolvimento dos "carros populares", mesmo assim eles ainda desenvolveram o Typ 114, um carro esporte com motor 1,5 L e capacidade para três pessoas. Infelizmente a Segunda Guerra Mundial impediu o desenvolvimento desses e de outros projetos, pois Ferry e o pai passaram a se dedicar a veículos militares como tanques utilizados pelo governo alemão.

A evolução dos produtos da marca, o primeiro Porsche de produção com quatro portas, o Panamera S.
O fim da guerra levou a prisão de Ferry, seu pai e o cunhado Anton Piech como criminosos de guerra pelo governo francês, no entanto, Ferry seria libertado tendo como um dos primeiros objetivos retomar a empresa com o desenvolvimento de projetos como o do seu próprio esportivo com base no VW, o tipo 356, que seria o primeiro carro de produção a ter a marca Porsche.
O projeto do Porsche 356 foi considerado ousado para a Europa na época que vivia as dificuldades do pós-guerra ao todo em 1947 foram fabricados 52 modelos sob encomenda de uma revenda em Zurique, Suíça. Com esse pagamento Ferry conseguiu liquidar a fiança do seu pai e do cunhado estipulado pelo governo francês.


Pelas mãos de Ferry a Porsche continuo prosperando, principalmente depois de um acordo fechado com o presidente da Volkswagen, Heinz Nordhoff para o aprimoramento do Fusca que em troca teria participação nos lucros da venda do carro, exclusividade na concessão da VW na Áustria e recursos técnicos e de assistência para uso da Porsche, um ótimo negócio sem dúvida. Três anos depois de ter entregado os primeiros modelos do Porsche 356, a produção seria retomada com 78 mil unidades montadas até 1965 num exemplo claro de sucesso. 

O primeiro esportivo a levar a marca Porsche, o 356.
Para o ano de 1963 a Porsche lançava o seu maior ícone, o 911, desenhado por "Butzi" com a supervisão de Ferry, em 1972 a empresa tornava-se Porsche GmbH (que é sociedade anonima em alemão) e Ferry Porsche assumia o cargo de diretor do comitê de Supervisão que permaneceria até 1990 quando se aposentaria e recolheria para a fazenda da família em Zell am See, Áustria. Em relação a empresa eventualmente participava de alguns eventos como o lançamento do Porsche 911 Carrera Cabriolet e em 1993 da comemoração do 30 anos de produção do 911.

O grande projeto da Porsche, o 911 produzido a 50 anos com varias gerações.
Em relação a família, Ferry Porsche casou-se com Dorothea Reitz em 1935 numa união que durou 50 anos até a sua morte, com ela teve quatro filhos: Ferdinand Alexander (apelidado de Butzi), Gerhard, Hans-Peter e Wolfgang.
Em 27 de março de 1998 falecia esse gênio que com o seu talento construiu carros que se tornaram verdadeiras paixões para milhares de apreciadores e colecionadores ao redor do mundo e a empresa que ele fundou continua firme e forte neste proposito de construir belíssimas máquinas esportivas.

Alguns dos modelos atuais da marca.

O primeiro modelo hibrido da marca, o Porsche 918 Spyder.

Quer saber mais sobre a história de Ferdinand Porsche? Acesse aqui um Especial do site Best Car

Comentários

  1. Doalcey, me gustó mucho ese 914 de competición; también la delicadeza de ese 356 celeste.
    Muy buenos todos.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

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    Respostas
    1. Olá Juanh,

      São modelos fabulosos da Porsche sem dúvida, verdadeiros clássicos dos dias atuais e as miniaturas ficaram muito legais.

      Abração,

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