Anos 1980: DeLorean DMC-12 '81

Continuando o passeio pelos períodos, agora chego ao segundo Especial sobre os anos 1980, que teve momentos marcantes como: a passagem do cometa Halley, o protagonismos do Brasil na Formula Um, o início da era dos ônibus espaciais, a queda do muro de Berlim, o fim da ditadura militar no Brasil, a ascensão de Madonna, da banda irlandesa U2 e muito mais.
Em relação aos carros, o período marca o lançamento de um modelo ousado, o DMC-12, da DeLorean Motor Company (DMC), feito todo em aço inoxidável, com desenho de Giorgio Giugiaro, e algumas soluções interessantes como as portas em asa-de-gaivota e o vidro traseiro em persianas. Seu motor era um PRV (Peugeut-Renaut-Volvo) de seis cilindros em V de 2,8 L que geravam 145 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '81 DeLorean DMC-12 da linha básica 2011 com pintura metálica prata e rodas FTE.









Os anos 1980 representam a década perdida, principalmente nos países da América Latina, por conta da retração industrial e do menor crescimento econômico como um todo, que resultou em um maior número de desempregados e índices de inflação extremamente altos, especialmente no Brasil.
Falando da mini, é uma belíssima representação do DMC-12 na Hot Wheels, representando um carro que tinha a proposta de ser um esportivo inovador, mas que naufragou na potência mediana e no preço elevado. Essa mini eu consegui no Hiper Bom Preço de Salvador em meados de 2011.

Quer saber mais sobre a Década perdida? Acesse aqui no site da Wikipédia (em português).

Quer saber mais sobre o DeLorean DMC-12? Acesse aqui uma reportagem do site da revista Quatro Rodas.




Comentários

  1. muito bom, curti muito essa mini, tenho ela da hw e jl.... o filme é show... vejo de 15 em 15 dias.... nos meus plantões .... vlw pela materia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Ela é fabulosa mesmo, gosto muito do projeto do DeLorean DMC-12 e mesmo nos dias atuais, as suas linhas, portas e proposta continuam atuais. Na minha coleção faltam apenas dois modelos dele para ficar atualizado, pelo menos até a chegada da versão mainline 2014 (risos).

      Abração,

      Excluir
  2. quais modelos te faltam amigo????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas