Especial Corridas 3: 1967 Ford Mustang

E aqui estou para falar novamente de um Mustang de corrida, dessa vez um de 1967 que participou de várias competições, entre elas a Trans Am. Vamos conhecer a sua história.

Em meados dos anos 1960 Henry Ford II decidiu que a Ford teria que esta presente em várias competições de carros, tanto nos Estados Unidos, como fora dele. Para o primeiro, Carroll Shelby foi contratado para apimentar o seu maior lançamento, o Mustang, criando assim o Shelby GT350. Acontece que esse modelo só pode participar das provas da classe B de produção da SCCA - a entidade americana responsável pela organização das provas -, isso era pouco para Ford, que solicitou a Shelby que prepara-se algumas unidades da versão cupê (ou hardtop) para disputarem outras categorias. Em 1966, 20 modelos foram montados e no ano seguinte mais 26, John McComb foi um dos pilotos que adquiriu uma unidade de 1967. Sob a sua direção e com a dos seus parceiros o carro faria história participando de varias categorias nos Estados Unidos entre os anos de 1967 e 1972, depois entre 1977 e 1980. Na Greenlight eu apresento o 1967 Ford Mustang da série Road Racers de 2011 com pintura branca e rodas 5 Spoke.










A versão que apresento possui uma história curiosa, na ultima prova da Trans Am em 1967, a equipe oficial da Ford teve um dos seus carros - pilotado por Jerry Titus - destruído durante os treinos classificatórios. Sem tempo para providenciar um novo, a Shelby - que era a equipe oficial da Ford - fechou um acordo com McComb para que o seu piloto conduzisse o carro nessa etapa, como contrapartida, a Shelby instalaria um novo motor e prepararia o carro para o campeonato nacional da SCCA, categoria sedan-A, por isso você observa o nome da Shelby Racing na lataria do carro. Ao final da prova a Ford levou o título entre as montadoras e McComb o da categoria sedan no final da temporada.

Em relação a mini, é um magnifico exemplar da Greenlight, externamente ficou fiel ao carro original - o que é ótimo para quem gosta da história -, o ponto negativo é o interior, que é da versão de rua e não a de pista.

Essa miniatura eu consegui em uma loja Zastras de Salvador no início desse mês.

Veja mais sobre a história desse carro acessando 1967 Ford Mustang Group II Hardtop no site Mustang 360º (em inglês).


Comentários

  1. esse modelo é lindo, felizmente o tenho em minha humilde coleção....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Para quem gosta de minis e a história que ela pode contar, esse é indispensável, rsrsrsrs.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas