Anos 1960: '69 Ford Mustang Boss 302

Nos anos 1960 uma forma das grandes marcas americanas impressionarem os potenciais consumidores era ter carros que fizessem sucesso nas pistas de corrida, por isso sair-se bem era fundamental. No final de 1968 a Ford perdia a supremacia na categoria Trans Am para o Chevrolet Camaro Z/28, no ano seguinte ela reagiria...

O "Chefe" foi a resposta da Ford a GM, um Mustang pensado unicamente para devolver o primeiro lugar a marca do oval azul, o projeto foi concebido por Bunkie Knudsen e Larry Shinoda, esse último era um especialista em aerodinâmica que com pequenos aprimoramentos no desenho do carro e a inclusão de um aerofólio funcional conseguiu garantir um ganho de 2,5 segundos no circuito de Riverside, Califórnia. Na parte mecânica a Ford não poupou esforços para torná-lo digno de corrida, incluindo uma série de peças de alta perfomance como carburador quádruplo, virabrequim forjado, pistões especiais entre outros, essas melhorias garantiam 400 cv de potência extraoficial ao motor V8 302. Na Kyosho eu apresento o Ford Mustang Boss 302 da série USA Sports Car Minicar Collections 2 de 2012 com pintura branca e rodas 5 Spoke.









Abaixo com a versão azul metálico da mesma série.



O regulamento da Trans Am na época exigia a produção de no mínimo 1.000 unidades para que o carro entrasse na categoria "produção", a Ford colocou no mercado 1.934 Mustang dele, que desapareceram das concessionárias em pouquíssimo tempo, tornando esse carro uma raridade nos dias atuais. Em relação a mini, é o meu segundo Mustang Boss da Kyosho que consegui dessa vez via eBay em fevereiro desse ano, junto com a outra cor que vai ficar para uma postagem futura.



Comentários

Postagens mais visitadas