Anos 1980: '84 Hurst Olds

Nos anos 1980 vários ensaios foram feitos pelas montadoras americanas para alavancar novamente o seguimento Muscle Car, é o caso do Hurst Olds de 1983, vamos conhecê-lo.

No início dos anos 1980, os Estados Unidos conviviam com combustível caro e uma economia cambaleante, por isso, os grandes motores V8 penavam para conseguir muita potência. Mesmo assim, as três grandes buscavam maneiras de renascer o interesse do consumidor, foi caso da GM com a Oldsmobile, que aproveitou o aniversário dos 15 anos do lançamento do primeiro Hurst/ Olds em 1983 para apresentar uma versão do Cutlass em sua homenagem com produção limitada de 3001 unidades. Externamente, o carro vinha em uma única opção de cor - preto com prata na parte inferior -, além disso, vinham emblemas especiais, spoiler traseiro e rodas de aço exclusivas. Na mecânica, o Olds utilizava um motor V8 de 307 pol3. que gerava 180 cv de potência, seu ponto alto era a transmissão Hydra-Matic 200-4R de quatro velocidades da Hurst. Na Hot Wheels eu apresento o '84 Hurst Olds da série Boulevard 2013 com pintura metálica preta e rodas RLRRLW5.












A potência não passava nem perto dos "Muscle" do passado, e nem poderia, por isso o visual externo baseado na combinação de cores procurava impressionar, já que o Cutlass não era exatamente um exemplo de esportividade. Mesmo assim, foi positivo o lançamento dessa versão para mostrar que o seguimento não estava totalmente morto - apenas na UTI.

Em relação a mini, ela chegou no penúltimo lote da série no ano passado, e foi à escolhida pelo consumidor brasileiro para ser o encalhe, por que? Falta de conhecimento talvez sobre a história do carro, ou falta de empatia com o mesmo, ou ainda os dois fatores, ou algum outro motivo. Mas para quem gosta dos Muscle Cars - independente do ano - sabe que o Hurst Olds é uma aquisição bem vinda, pois a miniatura ficou muito bonita, principalmente por causa das cores, fieis a versão de 1983, tudo bem que ele poderia ser mais baixo e os faróis dianteiros poderiam tem pintura, mas... é Hot Wheels.

Essa miniatura a minha irmã Fernanda conseguiu para mim no Hiper Bom Preço de Vitória da Conquista em março do ano passado.

Veja mais sobre a história do carro em Future Collectible: 1983-84 Hurst/Olds no site Auto Trader Classics (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas