Anos 1980: Jeep CJ-7

Em primeiro lugar, o Jeep CJ-7 não é um projeto dos anos 1980, vem de muito antes, no entanto este é considerado por muitos puristas como o período de despedida do carro, vamos entender.

A história do Jeep é super interessante e longa, merece um especial inteiramente dedicado a ele, quem sabe no futuro não faça isso - enquanto isso recomendo a leitura no link sugerido no final do post -, por enquanto, vamos ao CJ-7. A sigla CJ vem de Civil Jeep, e o 7 a geração. Ele foi apresentado em 1976 e aposentado em 1986 com mais de 370 mil unidades vendidas. O CJ-7 apresentava como atributos: mais espaço, opção de capota rígida, portas de aço e cambio automático de três marchas. Na motorização, a versão final usava um motor de 2,5 litros da AMC que gerava 123 cv de potência com torque de 18,2 mkgf. Na Hot Wheels eu apresento o Jeep CJ-7 da série Flying Customs 2013 (relançamento) com pintura metálica cobre e rodas CT cobre.









O Jeep CJ-7 com o seu visual despojado se mostrava uma ótima opção para os jovens dos anos 1980, e para quem buscava um carro robusto, barato, resistente e com uma potência condizente, isso era observado nas séries de TV e filmes da época. Em 1986, a Chrysler comprou a AMC (American Motor Company), o que lhe deu os direitos sobre a produção do Jeep, e como primeira medida mudou o nome CJ para Wrangler, e foi além, com um novo visual e apliques de plástico - que na opinião dos puristas o descaracterizaram.

Em relação a mini, esse modelo é um relançamento da Hot Wheels do molde de 1982, e que foi utilizado pela ultima vez em 1990 na linha básica - para quem gosta de raridades, o Mainline de 1990 lacrado esta avaliado em 500 dólares (1.100 reais). É um exemplar bonito, sem os excessos da marca, as rodas são as clássicas fazendo uma referência as variações antigas. Particularmente, eu sempre tive - e ainda tenho - resistência em incorporar os clássicos da Jeep, não sei dizer porque, mas em relação a esse CJ eu não tive como ignorar, gostei muito e que venha mais no futuro.

Essa miniatura eu consegui na Ry Happy de Salvador em outubro do ano passado.

Veja também o especial Soldado Universal do site Best Car (em português) sobre essa lenda do automóvel.


Comentários

Postagens mais visitadas