Esp. Dodge 100 anos: O Charger 1967

A Dodge faz 100 anos em 2014 e o blog como um apaixonado pelos seus clássicos não poderia deixar de prestar uma homenagem, começando com o seu maior ícone, o Dodge Charger. Vamos a ele.

No Brasil quando se fala em Charger, o que vem a cabeça são as versões de 1969 e 1970 que protagonizaram filmes e séries americanos, só que essa lenda tem outras versões igualmente interessantes que vieram antes destas, é o caso do modelo de 1966. O Charger nasceu como uma variação do Coronet, em versão duas portas com traseira fastback, faróis escamoteáveis na dianteira e inteiriço na traseira, para muitos um "improviso" da Dodge para abocanhar uma fatia do seguimento Muscle Car que surgia na época. É claro, que apenas o visual não interessava, os jovens daquele período queriam potência, por isso o Charger tinha como opções o novo V8 426 HEMI que gerava 425 cv de potência, "Muscle" na veia. Na Hot Wheels eu apresento o '67 Dodge Charger da série Classic de 2008 com pintura Spectraflame azul e rodas 5SP.







Abaixo com a versão do Pack-2 de 2012.



Apesar de disponível no portfólio, poucos foram os "corajosos" que encomendaram um com esse motor, e o motivo não foi a potência extrema, mas os valores pedidos, que ficava acima dos praticados por similares nas outras marcas, por isso não é preciso dizer o quanto um desses nos dias atuais é valorizado.

Em relação a mini, o modelo faz parte da série Classic de 2008, que é semelhante a Cool Classic nos tempos atuais, a diferença é que na primeira a pintura utilizada é a Spectraflame - a mesma dos "Super" da Mainline - e as rodas são de plástico. O seu ponto forte são os decais presentes no capo e no teto, que ficaram bonitos, o restante, ficou a desejar.

Essa miniatura eu consegui com o amigo e grande colecionador de Porto Alegre, o Nilton (newtcs) em fevereiro do ano passado.

Veja mais sobre o Dodge Charger de 1966/67 nessa publicação do site HowStuffWorks (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas