Esp. Dodge 100 anos: Um médio chamado Dart

O Dodge Dart é uma lenda no Brasil, de uma época onde se imaginou que poderíamos ter carros verdadeiramente potentes, por um "bom" preço. Mas como fica ele nos Estados Unidos? Vamos a história.

O Dardo - significado do nome Dart - foi lançado pela Dodge como uma alternativa de carro compacto no início dos anos 1960, seu design era semelhante aos modelos do período anterior, ou seja, linhas arredondadas, traseira em forma de rabo de peixe, era um carro sem muitos atributos e clamor. Mas, ai veio a onda "Muscle" e os ventos mudaram um pouco com a apresentação de uma nova geração, pronta para encarar pesos pesados como o Chevy Nova SS. A versão GTS de 1968 é considerada uma das melhores, pois recebeu debaixo do capô um motor V8 de 340 pol3. que despejava 275 cv de potência, fazendo o quarto de milha em menos de 14 segundos, parece pouco? Tinha também uma versão preparada com motor V8 Magnum 440 que gerava 375 cv de potência, tudo isso em um carro "compacto". Na Hot Wheels eu apresento o '68 Dodge Dart da linha básica 2014 com pintura metálica cinza e rodas PR5.







Abaixo a família reunida.

Mainline 2012
Mainline 2012

O Dart nunca foi um sucesso de vendas na era "Muscle", talvez porque no mercado havia uma gama de opções muito grande, mesmo assim ele deixou a sua marca na história com as versões de produção limitada como a GTS, a 440 e a HEMI. Na época atual o nome Dart foi ressuscitado pela Chrysler em um novo compacto com DNA italiano, vamos torcer para que a sua nova chance seja longa.

Em relação a mini, primeira variação de cor da Mainline 2014, a cor cinza escuro ficou muito legal, as flames são sempre bem vindas, mas nessa tonalidade verde claro decepcionou, mesmo assim era o momento de ter um novo na coleção.

Essa miniatura o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim em São Paulo no início do mês passado.

Veja mais sobre o 1968 Dodge Dart GTS 440 no site HowStuffWorks (em inglês).

Comentários

  1. esse dart com flames...ficou top..... vai vir p garagem....show de materia amigo....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas