Especial GM x Ford x Chrysler: Dodge Charger 500

Se tem um carro que marcou uma empresa com certeza foi o Dodge Charger, nascido na era Muscle marcou toda uma geração de apaixonados por carros, indo além nas seguintes, vamos conhecer um pouco mais dele.

Nos anos 1960, a disputa entre a Chrysler e a Ford era intensa na Nascar, em jogo a supremacia nas pistas americanas e as vendas de carros, já que a vitória influenciava nos números de emplacamentos, é nesse momento que entra o Dodge Charger, os engenheiros da Chrysler resolveram fazer algumas melhorias aerodinâmicas na versão de 1968 para que a mesma pudesse participar das provas da Nascar, para tanto, modificaram a grade dianteira - deixando os faróis amostra -, e a posição do vidro traseiro que combinados lhe garantiram um ganho expressivo de velocidade final. Em relação a motorização, as opções para a rua eram o V8 440 e o V8 426 HEMI. Na Hot Wheels eu apresento o '69 Dodge Charger 500 da linha básica 2015 (lançamento) com pintura metálica azul e rodas 5SP.










Abaixo um comparativo com o Dodge Charger R/T 1969 com os faróis escondidos, no 500 os faróis a mostra foram pensados para melhorar a aerodinâmica nas corridas.
Em relação ao capô, as duas versões apresentam o mesmo modelo, conforme pode ser observado abaixo.
A lateral dos dois modelos também não foi mexida.
As lanternas traseiras são iguais nos dois Charger, mas a posição dos vidros é diferente.
Para melhorar a passagem do ar, no Charger 500 (azul) foi feito o deslocamento do vidro traseiro, eliminando o recuo e as rabetas laterais, observe nas duas imagens abaixo.
Observe novamente na imagem abaixo, enquanto no 500 (azul) a posição do vidro acompanha as linhas laterais, no R/T (cinza) o vidro sofre um caimento e à formação das rabetas laterais.

O Dodge Charger 500 teve aproximadamente quinhentas unidades produzidas - na verdade eles eram Charger R/T modificados por uma preparadora contratada pela Chrysler -, para homologação para as provas da Nascar, mas apesar dessas modificações o carro não foi páreo para o Ford Torino Talladega que também seguiu a mesma linha de pensamento e obteve resultados melhores.

Em relação a mini, esse modelo foi criado pela Hot Wheels inicialmente para celebrar os 50 anos dos motores HEMI, por isso o nome nas portas, mas engana-se que trata-se de apenas uma variação, esse é novo com os elementos do original presentes como a grade e os faróis dianteiros, e os vidros traseiros lineares, ou seja, sem as rabetas, o resultado pode-se dizer que ficou muito bom para um linha básica, agora é aguardar o próximo ano para uma versão com pintura de corrida.

Esse exemplar o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim no final no final do mês passado.

Veja mais sobre a história do Dodge Charger 500 no site Guia dos antigos (em português).


Comentários

  1. Quem n sabe desses detalhes sa matéria com certeza despreza essa mini... Parabéns de novo Doalcey. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,

      Obrigado meu amigo, o grande erro de quem coleciona Hot Wheels é achar que a marca lança os seus produtos de qualquer jeito, esse modelo é um bom exemplo, todo o molde é novo, isso inclui o chassi e a carroceria. A homenagem que foi feita é bem legal e tenha certeza que é apenas o começo, vem por ai a versão de corrida, é aguardar.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas