O que esperar de 2015 na escala 1:64 de carros

O ano de 2014 já esta perto do fim e a atenção se volta totalmente para o seu substituto com o aparecimento das primeiras notícias sobre o que vai esta acontecendo, vamos as analises.

Todo o início de ano é a mesma coisa, ou seja, promessas de melhoras na vida pessoal, no trabalho, na saúde e nas finanças, para a maioria das pessoas essas reflexões não irão sobreviver a primeira semana, ou quem sabe o primeiro mês. No colecionismo diecast não é diferente a não ser por um detalhe, a desistência ou não vai demorar para acontecer e vai depender de alguns fatores:

Novos preços dos Hot Wheels no Brasil
Para quem vive no país sabe que a situação não esta fácil, inflação, juros, dólar alto, dificuldades para importar e por ai vai, diante disso e outros fatores a Mattel esta revendo para cima os preços dos Hot Wheels, isso quer dizer que Mainline, Retro Entertainent, Pop Culture e Heritage estarão com valores bem salgados. Se o impacto será positivo ou negativo só o tempo vai dizer, mas não acredito que a demanda se manterá, afinal de contas colecionar não é querer e sim poder.
Acima modelos da Mainline 2014

O fim da parceria Hot Wheels e a Ferrari e os seus desdobramentos
Esse era um casamento que parecia "eterno", afinal tratava-se de duas marcas de grande sucesso, mas como tudo na vida tem um fim, eis que a Hot Wheels anunciou ainda neste ano que no próximo não produziria mais modelos da Ferrari nas escalas maiores, o que não significava muito, pois outras marcas de miniaturas também a produzem, a pergunta que ficava no ar era em relação a escala 1:64, cuja a produção e venda era exclusiva da Hot Wheels, até agora o que se vê é que existe uma produção, pois uma nova variação da 599 GTB apareceu e a 599XX foi agraciada como um dos "Super" da Mainline 2015, mas... ao que tudo indica vai ficar nisso mesmo depois da divulgação pela própria Hot Wheels dos 250 modelos da Mainline 2015.

A Maisto/BBurago anuncia exclusividade na produção de Ferrari em miniatura
Essa é uma das grandes surpresas do próximo ano, a BBurago já produz e vende Ferrari a 40 anos só que agora passa a ser a detentora da exclusividade, isso quer dizer que todas as outras marcas que vendem a marca de carros em outras escalas não poderão fazer isso, e como fica a escala 1:64? Ao que tudo indica ela também entrou no pacote o que significa que teremos de nos acostumar com essa nova parceria, a expectativa é que isso estimule a Maisto a realmente lançar miniaturas que sejam verdadeiramente decentes.
Elas não são Ferrari, mas Corvettes, a esquerda da Maisto e a direita Hot Wheels
E como fica a Kyosho?
As Ferrari na escala 1:64 da Kyosho são uma referência do mercado, sempre foram vendidas como kits de montar, mas agora parece que estão com os dias contados, só que essa não é a única preocupação, 2014 não foi necessariamente muito animador com a marca, poucas coleções interessantes lançadas, vários relançamentos. A marca japonesa é bem legal, mas o seu mercado é restrito ao Japão e depois de dez anos com muitas novidades apresentadas parece que agora vai aderir a onda das variações de cores dos modelos lançados, é positivo por um lado e negativo por outro.

As novidades da Greenlight e da M2 Machines
A Greenlight e a M2 Machines concentram-se seus esforços basicamente nos modelos americanos, sendo que a segunda situa-se apenas entre os anos 1950 e 1970, embora a lista de opções a serem lançadas seja imensa as marcas não deverão apresentar grandes novidades, no entanto, para quem gosta de repinturas vai haver um monte delas aparecendo em cada uma das séries especiais, aqui apenas uma observação, a M2 Machines procura lançar variações baseadas nos carros originais, e isso é importante porque o registro em miniatura da história fica melhor.
Acima M2 Machines (esquerda) e Greenlight (direita)

Voltando a Hot Wheels
Com a divulgação dos nomes de todos os 250 modelos da Mainline 2015 pela própria marca foi possível ter uma noção do que vem por ai, entre os lançamentos a boas promessas como a McLaren P1, o Dodge Challenger Hellcat, uma BMW M4, o Corvette C7.R, Lamborghini Hurracan dentre outros, é uma pena que nem todos deverão ser realmente empolgantes em função da "assinatura" de desenho que Hot Wheels impõe aos seus projetos.
Para quem gosta de carros brasileiros só teremos o Dodge Charger Brasileiro e a Kool Kombi; Chevrolet SS (Opala) e a VW Brasília provavelmente mostrarão as caras em alguns Pack de 5, 10 ou 20, ou então em séries exclusivas para o mercado americano, ou pior, em nenhum
Acima a Ferrari 599GTB da Mainline 2015, um dos últimos modelos da parceira

A Pop Culture volta no próximo ano com algumas das minis mais desejadas como a VW Drag Bus, a Dairy Delivery e a '66 Dodge A100 só para citar algumas. apesar do nível de detalhes ser excelente, o que fica a desejar são as chamadas "homenagens", mas como sempre ocorre existirão as exceções. .
Acima os dois melhores da série Pop Culture em 2014

A Retro Entertainment vai para o seu terceiro ano, isso é bom, mas alguns pontos intrigam a começar pelo último lote de 2014 que virou o primeiro de 2015 para isso ter acontecido ou houve problemas na produção das minis, ou ainda estão nas lojas os dois últimos lotes o que pode acender a luz amarela para a série, torcemos para que não.
Acima os modelos do filme Need For Speed que apareceram na Retro 2014

A Cool Classic vai virá Heritage no próximo ano com lotes que irão alternar rodas comuns com pneus de borracha, alguns desenhos revelados até o momento mostra que alguns modelos serão promissores, mais uma vez vamos aguardar.
Acima o '77 Pontiac Firebird Trans Am da série Cool Classic (azul) ao lado das versões da Retro e da Boulevard

E as outras marcas?
No Brasil elas tem penetração mínima, pois não existe um importador oficial para a maioria, por isso acaba tendo uma procura muito pequena e um desinteresse pelas novidades.

Esqueci algo? Acredito que sim, mas vamos acompanhar o novo ano e sempre que possível mostrar para vocês que acompanham o blog.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas