Reflexões: Super T-Hunts, raros ou modismo?

Uma das novas sessões do blog no ano que se inicia é a Reflexões onde faço considerações sobre alguns dos temas mais falados no colecionismo diecast, e para começar os famigerados Super Treasure Hunt, acompanhem.

Em 2015, os Treasure Hunts, ou simplesmente T-Hunts, da Hot Wheels completam 20 anos e o que começou como uma brincadeira de criança se tornou um grande mercado paralelo onde acumuladores e colecionadores se digladiam verbalmente sobre os valores cobrados, e eles não são baratos, mas afinal de contas: eles são raros mesmo ou trata-se de mais um modismo?
T-Hunts de 2005 em homenagem aos 10 anos da série na época
Nos últimos cinco anos a quantidade de colecionadores de Hot Wheels aumentou substancialmente e a medida que se interessam pelo hobby cresce também o interesse em buscar informações sobre os mesmos, assim descobrem que existem os tais "Hot Wheels raros" ou Super T-Hunts, e muitos se empolgam achando que vão encontrá-los aos montes e que ainda vão ficar ricos com eles, logo percebem que a realidade é bem diferente e a chiadeira não demora a se manifestar.

Mas eles são raros mesmo?
Super T-Hunts da Mainline 2013
Discuti isso é de uma relatividade muito grande, pois o que é raro para um mercado, não é para o outro, já falei sobre isso na postagem Miniaturas raras são importantes?, no entanto, uma pesquisa rápida no maior site de vendas avulsas do país vai mostrar que uma imensa quantidade de Super T-Hunts dos mais variados anos estão lá sendo comercializados pelos mais variados preços, e muitos deles estão sendo anunciados a bastante tempo, por ai você percebe o quanto são raros, ou seja, raros de serem vendidos.

O modismo
Super T-Hunts da Mainline 2015
Você pode argumentar que determinados modelos tem saída mais rápida do que outros, de fato um número bem restrito de modelos antigos são vendidos bem rápidos, enquanto que os outros são os "Super" do lote atual! Isso mesmo! Colecionadores recentes tem como objetivo completar a série do ano atual, por isso aceitam pagar o que é pedido, depois que o lote passa, e dependendo da quantidade que foi distribuída no país viram encalhe.
Super T-Hunts da Mainline 2008
Diante disso, o que se percebe - pelo menos no Brasil - é que os Super T-Hunts representam mais um modismo do que uma raridade, alimentada principalmente, por colecionadores recentes ansiosos por querer agregar "valor a sua coleção" perante os outros.
Super T-Hunts que já fizeram parte da capa do blog
Não vou dizer que é compreensível que isso ocorra, porque não é, afinal de contas a satisfação na coleção está em ter o que gosta, não inveje o outro, se gosta da série especial da Hot Wheels então vai para a caçada nas lojas, separe recursos para isso, busque não só na cidade que reside, mas nas adjacentes, se cansou de fazer caçadas parta para a internet, pesquise, negocie, barganhe, agora tenha a consciência que você não vai conseguir pelo valor de loja, até mesmo porque isso é ilusão, pois você gastou tempo e outros recursos para conseguir achar pelo menos um.

Mas e vocês, o que acham dessa reflexão? Super T-Hunts, raros ou modismo? Fique a vontade para expor a sua opinião, ela é muito importante aqui.


Comentários

  1. Depois de achar todos os de 2013 e 2014, entre ganchos, gôndolas, caixas lacradas e trocas, digo que eles podem ser CAROS, mas nada indica que sejam RAROS. Eles foram caros porque não fico só esperando ligação telefônica. Vou atrás, gasto pneus, combustível e sapatos para achar os tais. Mas não acho que agreguem muito à coleção, uma vez que vários modelos não são clássicos e frequentemente possuem baixa qualidade nos detalhes. Por que colecioná-los? Talvez para provar que é possível conseguir todos os SUPER THs que se queira, sem precisar pagar os preços do mercado paralelo.
    Abraço e parabéns pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu caro,

      Foi brilhante no seu comentário, só quem faz a caçada sabe que a "brincadeira" não sai barata, no final das contas os SUPER não saem pelo preço de gôndola, mas por bem mais. Eu não sou um fanático pela série especial da Hot Wheels, mas curto muitos deles e só vou em busca dos que me interessam, não me importo em conseguir todos, agora que a satisfação por encontrar uma é boa, isso é.
      Em tempo, gostei da sua observação no e-mail que enviaste, só não tive tempo de responder, obrigado pela dica e fique a vontade para fazer outras.

      Abração,

      Excluir
  2. Ótimo artigo, concordo com você, acredito (também) que o que vale realmente é o prazer que você tem na composição da sua coleção, o prazer em organizar, separar por séries, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior,

      Essa é sem dúvida a grande satisfação da coleção, se tem um Super que gosta, então vai em busca, mas que seja por que ele vai completar uma história dentro da sua coleção, e não encher os olhos dos outros.

      Abração e obrigado pelo comentário,

      Excluir
  3. Eu não tenho nenhum super t-hunt, e também não vejo muita necessidade... Eu gosto de colecionar os que realmente acho relevantes... E não tenho com quem disputar por valor de coleção... EU GOSTO MESMO É DE QUANTIDADE rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Rodrigo,

      Você esta certo, do ponto de vista técnico os Super não são detalhados em sua maioria, é claro que existem algumas poucas exceções, eu pego os que gosto, pois estão dentro dos meus temas de coleção. E você segue exatamente o que é a premissa do colecionismo, agregar o que gosta independente do valor.

      Abração,

      Excluir
  4. Confesso, que sempre procuro nas gôndolas, os Super TH, somente os modelos que gosto, não pego para fazer moeda de troca, mas em questão de ser Raro, alguém se lembra da série "Final Run" ?
    Este não seria um modelo Raro ? pois é um modelo que não é mais fabricado ? pelo que sei, a Mattel tira esse modelo da linha de montagem e não o fabrica mais, li que se defaz do molde.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Quando é encontrado um TH a nossa satisfação é melhor do que o valor para a coleção. O Preço dele varia com o monismo! Os atuais sempre são os mais valorizados e depous alguns encalham. Um Ferrari TH sempre será valorizada, na minha modesta opinião um belo investimento. Quanto ao Final Run citado pelo Clovis tenho dúvidas. O Dodge Charge Daytona foi Final Run e ressurgiu novamente fazendo parte inclusive da série Fast-food & Furious. Não adiantou financeiramente por enquanto ter mantido os Final Run na coleção.

    ResponderExcluir
  6. No Brasil e mero modismo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas