Especial Fotografia: A câmera - Parte I

Terceira parte do especial do blog falando sobre a arte de fotografar miniaturas, dessa ver o tema são as características básicas de uma câmera, vamos a elas.
O que vou falar nas próximas linhas é resultado das minhas experiências fazendo fotos das miniaturas, por isso elas podem variar dependendo do local e do equipamento utilizado.
Foto realizada por volta das 16:50h com a câmera de um IPhone 4
Nos dias atuais, a câmera fotográfica foi incorporada ao celular e ao tablet da maioria dos aparelhos, dessa forma, os modelos específicos foram perdendo espaço na lista de aquisições, por isso vou começar pelos modelos dos celulares.

Fotografando com o celular ou câmera digital

Para quem não deseja gastar com uma máquina fotográfica profissional só para fazer fotos de miniaturas, as versões de celular podem atender as expectativas, desde que, se observem alguns fatores como:

Iluminação
Foto realizada por volta das 16:40h em baixo de uma árvore com um IPhone 4
A maioria esmagadora delas só fotografa bem em ambiente muito bem iluminados, por isso são ideais para quem busca fazer fotos ao ar livre durante o dia ou dentro de casa próximo a janela.

Pixels
Foto de 5 megapixels tirada por volta das 17:20h em baixo de uma árvore com um IPhone 4

Quanto mais pontos de cores puderem ser registrados em uma foto, maior serão os seus detalhes, por isso celulares com o mínimo de 5 mega pixels são recomendados. Se você não deseja imprimir um poster das fotos, então o limite de 8 mega pixels vai esta bom, só que acima disso a qualidade vai ser maior e o tamanho final do arquivo também.

Em sua essência, essas seriam as principais observações, mas cabe aqui uma ressalva a outros itens:

Flash
Fotografia tirada sob a luz de uma lâmpada de 14 watts com o flash acionado de um IPhone 4

Não são bons para a realização de fotos das minis, pois provocam o chamado "estouro" da luz branca no ambiente, comprometendo a qualidade.
Mesma condição da foto de cima, só que com o flash desligado
Zoom digital
Foto tirada com o zoom digital de um IPhone 4
A sua função é aproximar a imagem desejada e obter assim melhores detalhes, só que essa característica é feita pelo computador do celular que reconstrói a imagem digitalmente, por isso o resultado nem sempre é bom.

Fotografando com a câmera em modo automático

A maioria das máquinas básicas existentes no mercado dão conta do recado, desde que, observe as seguintes condições:

A iluminação tem que ser intensa sem ser exagerada;
Foto tirada sob a luz de uma lâmpada de 14 Watts com uma câmera Samsung WB150F

A quantidade de pixels segue a mesma observação para o celular;
Foto de 10 megapixels tirada por volta das 17:30h com a mesma câmera citada na imagem anterior

Não utilize o flash para ambientes com pouca iluminação;
Foto tirada com flash acionado em um ambiente com pouquíssima iluminação com a WB150F

Utilize apenas o zoom óptico da câmera.
Foto tirada por volta das 17:30h com zoom ótico da WB150F

Fotografando com a câmera em modo manual

Se a sua máquina permite a regulagem de alguns itens como: abertura do diafragma, tempo do regulador e o fotômetro, então as possibilidades de ótimas fotos é maior, mas ai já é outra história.

Fotografar exige acima de tudo gostar, ter criatividade e pratica, por isso não espere acertar nas fotos de primeira, é difícil - embora não seja impossível -, eu mesmo faço muitos cliques de um determinado ângulo para depois escolher o melhor, foi o caso dessas do post.

E o que acharam das dicas? Gostaram? Comentem.

Comentários

  1. Olá Doalcey tudo bem? Ótimas dicas, infelizmente estou tentando sem sucesso, comprei uma luminária para tentar criar uma fonte de iluminação externa como observei nas postagens anteriores e o resultado está começando a melhorar. Um abraço e até a próxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júnior,

      Fazer fotos com qualidade de miniaturas não é uma tarefa fácil mesmo, digo por experiência própria, mas o caminho é esse mesmo, continua praticando com os bons resultados aparecem, vejas as minhas fotos (risos).

      Abração,

      Excluir
  2. Troquei meu celular sansumg por um motorola só que percebi que o motorola não tem o foco automático igual o sansumg já instalei aplicativos de melhoria e nada ... Acaba não saindo os detalhes das minis ... Abrss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas