Especial McLaren de rua

A semana que se inicia vai ser dedicada a McLaren, mas não será a equipe de Formula 1 e sim a fabricante de carros de rua, que criou alguns dos maiores mitos da história do automóvel, acompanhem.

Bem, antes de falar sobre a montadora é preciso falar um pouco sobre a sua origem, a marca foi criada em 1963 com o nome de Bruce McLaren Motor Racing Ltda, seu objetivo inicial foi construir carros para participar de provas de longa duração, dois anos depois chegou a Formula 1 onde permanece como uma das grandes equipes até os dias atuais.

O embrião da McLaren Car
McLaren MP4/4 da Kyosho
Em 1988, a equipe McLaren de Formula 1 era soberana nas pistas com o MP4/4 pilotados pelas lendas Ayrton Senna e Alan Prost, enquanto isso nos boxes Ron Dennis (Chefe da equipe) e Gordon Murray (Engenheiro chefe) debatiam sobre a ideia de construir um carro com a marca do time.

O Nascimento da McLaren Car

No ano seguinte Dennis fundou junto com Mansour Ojjeh a McLaren Car para o desenvolvimento e criação de supercarros de rua que incluíssem em seu DNA os avanços dos carros de Formula 1, cujo o primeiro modelo se tornaria de cara um mito, reverenciado até os dias atuais, o McLaren F1.

1992 o ano da apresentação do mito
McLaren F1 da Kyosho
O McLaren F1 foi apresentado pela primeira vez ao público em 1992 no principado de Mônaco, o supercarro foi projeto de Gordon Murray que ao lado da sua equipe de engenheiros não poupou esforços e nem dinheiro para que a sua obra de arte se torna-se o que é até hoje, e quando falo em esforços (leia-se também detalhes) inclui o aspecto do desenho que é totalmente funcional, junto com o interior que é único com três lugares com o assento do motorista no centro, algo pensado para que o F1 trouxesse uma satisfação ímpar na condução.

As variações GTR e LM
McLaren F1 GTR LM (preta) da Kyosho e a McLaren F1 GTR da Hot Wheels

A McLaren montou apenas 106 unidades da sua obra, destes alguns poucos foram apresentados como forma de homologar versões de corrida, para provas de Endurance especificamente. A primeira delas foi a F1 GTR que trazia ligeiras modificações externas para o modelo básico, a mais visível era o aerofólio.

A segunda foi a F1 GTR LM que vinha com uma traseira comprida, sua produção para as ruas foi hiper limitada, apenas cinco unidades para ser exato, os adornos incluso foi uma necessidade para que assim atendesse as regras da FIA para as provas de longa duração na categoria GT1 a partir de 1997.

A parceria com a Mercedes-Benz
Mercedes SLR McLaren da Minichamps
Da metade para o fim dos anos 1990 a McLaren firmou uma parceria com a Mercedes-Benz para o fornecimento de motores para a equipe de Formula 1, o negócio levou a fabricante alemã a adquirir uma boa parcela da companhia e trouxe como complemento o desenvolvimento de um carro de rua, isso em 1999 quando os 106 modelos do F1 já haviam sido produzidos e entregues.

Em 2004, foi apresentado no salão internacional de Paris a SLR McLaren, um supercarro luxuoso e altamente tecnológico como em todos os Mercedes-Benz, mas com a personalidade de um carro de corrida graças aos trabalhos da McLaren.

Os novos projetos

No final da primeira década do novo século a McLaren anunciou que produziria novos supercarros, ou seja, vários modelos distintos que pudessem atender uma gama maior de consumidores interessados. Em 2011, o primeiro modelo começou a ser entregue, o MP4-12C, um dois lugares de linhas arredondadas modernas, chassi feito em fibra de carbono e um motor V8 de 3,8 litros bi-turbo. Seu foco inicial foram os consumidores de Ferrari 458 Itália e Lamborghini Gallardo.

O sucessor do F1
McLaren P1 da Hot Wheels
Quem melhor para fazer o substituo de um mito do que a própria criadora? Pois é, em 2013 a McLaren apresentou o P1, um supercarro com o melhor da tecnologia da Formula 1, o conforto e o luxo essenciais do seguimento. Como no ícone do passado, cada uma de suas partes foi pensado nos mínimos detalhes, começando pelo design que é fantástico e lhe confere com o conjunto mecânico um desempenho espetacular, fazendo-o ir de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos com uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 350 km/h.

É claro que isso é apenas uma parte do que a McLaren esta fazendo, pensando nas categorias de Endurance a marca vem apresentando versões especialmente preparadas de suas super máquinas, é o caso do P1, cuja a versão de pista tem uma potência superior a 1.000 cv.

Gostou? A McLaren é fantástica, e muito dela deve-se a esse compromisso de fazer algo que seja único, detalhado em cada uma de suas partes e acima de tudo marcante, por isso são tão desejados e caros, mas quem se importa com isso? Para esta semana eu separei algumas dessas lendas para mostrar e contar mais curiosidade, arrume um tempo em sua agenda e acompanhem, vai valer a pena.

Veja mais sobre a empresa em McLaren Automotive no site da Wikipedia (em inglês).

Comentários

  1. Mais uma bela reportagem.
    Tempo? Para esse sempre tenho.
    Abraços

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    1. Saudações meu caro,

      Obrigado pelo elogio, e essa semana esta especialmente boa.

      Abração,

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  2. Soberbio ese MP4/4 de Kyosho, también el negro Loctite nº41, dos verdaderas joyas.
    Abrazos!

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    1. Saudações meu amigo,

      Com certeza esses modelos são incríveis, a Kyosho sabe como poucas como impressionar nessa escala.

      Abração,

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