Homens Lendários: William C. Durant

O que teria acontecido com ícones da indústria do automóvel americano como Corvette, Camaro, GTO e Firebird sem William Durant? Você não sabe quem é? Acompanhem.

A história americana esta repleta de empreendedores, homens que souberam enxergar as oportunidades que surgiam, e dessa forma contribuíram para o crescimento do país, além de servir de influência para outros. É o caso de William Crapo Durant, um homem que enxergou o futuro do automóvel na diversificação de modelos e na inovação constante, para isso criou uma das maiores corporações do planeta, a GM (General Motors), mas diferentes de outros grandes do setor foi do apogeu a decadência, vamos a história.

As origens
Acima o Pontiac GTO, o primeiro Musculoso (modelos da Hot Wheels)
William C. Durant nasceu em Boston, Massachusetts no dia oito de dezembro de 1861, filhos de uma família rica, seu nome foi uma homenagem ao avô William C. Crapo que foi governador do estado de Michigan entre os anos de 1865 e 1869.

Acima a El Camino 1971 e a Silverado 1983 da Chevrolet (Hot Wheels)
Os primeiros anos de Durant foram marcado por momentos medianos, largou um primeiro momento o ensino médio aos 16 anos depois de divergências com o diretor, e quando terminou a faculdade foi trabalhar com o avô em uma serralheria, depois saiu e tentou outros trabalhos até encontrar a sua verdadeira vocação, vendas.

Habilidade para vender
Acima três gerações do Chevrolet Corvette, o maior símbolo da marca (Hot Wheels)
Essa foi sem dúvida uma das grandes marcas de Durant, seu sucesso começou em 1881, quando assumiu a gerência da Flint City Waterworks (empresa de águas e esgoto), seu grande mérito foi a capacidade de recuperar financeiramente a empresa num menor espaço de tempo, oito meses, isso o levou a se tornar respeitado e novas propostas de trabalho foram surgindo.

Preparando o terreno para a entrada no mundo do automóvel
Acima a picape Chevrolet Série 3100 de 1953 (Welly)
O primeiro contato com Durant com o mundo dos carros foi com... as carruagens, isso mesmo, em 1885 conhece Josiah Dallas Dort, juntos eles criam a Durant-Dor Carriage Company que se tornaria cinco anos depois a maior fabricante de carrocerias para carruagens dos Estados Unidos.
Acima o Buick GS-X de 1970, um dos melhores Muscle Car da época de ouro do seguimento (Hot Wheels)

A chegada do século XX levou Durant a conhecer as "carruagens sem carroça", loucomóvel ou como nós o conhecemos, automóvel, em 1903 recebe um convite de David Dunbar Buick (1854-1929) para conhecer essa nova ideia, três anos depois a Buick Company já era a maior fabricante de veículos dos Estados Unidos, mas Durant foi além, criou também indústrias de peças e acessórios, verticalizou o processo de produção com uma estratégia expansionista que o levaria a criar uma das maiores corporações automotivas do planeta.

Nasce a General Motors Company
Acima três gerações do Chevrolet Camaro (Hot Wheels)
A unificação das várias montadoras existentes nos Estados Unidos em 1908 foi uma proposta de William Durant para protegê-las das crises que o setor poderia enfrentar, além disso, era uma forma de deixá-las integradas (montadoras e o setor de peças e acessórios). Assim, em 1908 surgia a General Motor Company, ou simplesmente GM, composta pela Olds, Oakland, Cadillac e a Buick.
Acima o Cadillac CTS-V Wagon (Matchbox) e Sedan (Hot Wheels)
Um fato curioso aqui é que por pouco a Ford também entrou para o grupo, Durant ofereceu para Enry Ford na época oito milhões de dólares pela companhia, o negócio estava praticamente fechado quando os banqueiros o pressionaram do contrário.

O forte crescimento da GM
Acima o Pontiac Firebird Trans Am de 1983, o K.I.T.T. da série Knight Rider (Hot Wheels)
A Ford tinha como principal produto o Modelo T, que vendia muito bem, e tornava o gerenciamento do negócio mais fácil, pois o mesmo era direcionado também para um mesmo perfil de comprador, o da classe média. A GM foi mais ousada, optou por produzir modelos para praticamente todos os perfis, o que garantiu maior visibilidade, prestígio, mas pouca lucratividade, pois o processo era oneroso e tornava os seus modelos caros. Com o intuito de baratear o seu processo, Durant incentivou a pesquisa com inovações que pudessem ser implantadas rapidamente nos carros, essa característica foi positiva porque permitiu que as novidades fossem implantadas em vários modelos do grupo, o que se traduzia em um grande diferencial.

William C. Durant sai da GM
Acima a geração atual do Chevrolet Corvette em versão conversível e cupê (Hot Wheels)
Na busca do crescimento acelerado Durant pagou um preço alto, o endividamento da GM dois anos depois, diante disso, os credores, principalmente os bancos exigiram o controle da companhia e a sua saída da presidência para seguir adiante com um plano de recuperação financeira. O resultado foi bom para a GM que se recuperou economicamente, mas viu a sua participação no mercado reduzir drasticamente levando a Ford a liderança.

A fundação da Chevrolet
Acima o 1955 Chevrolet Bel Air Gasser (Hot Wheels)
William Durant não se deixou abalar com o ocorrido, seguiu adiante e com capital para investir foi procurado por Louis Chevrolet - um piloto de corridas que desejava montar o seu próprio carro - para que juntos fundassem uma nova empresa chamada de Chevrolet Motor Company. Sob a liderança de Durant a Chevrolet rapidamente foi conquistando mercado com a venda de carros baratos, modelos esses que não agradavam a Chevrolet e por isso o mesmo se afastou da nova empresa, Durant por sua vez continuou firme e forte no trabalho com um objetivo bem claro, retornar a GM.

A Chevrolet entra para a GM
Acima o Chevrolet Opala SS, modelo brasileiro de 1972 (Hot Wheels)
Para retornar a GM Durant fez uma proposta ousada, foi trocando ações da Chevrolet pela as da sua antiga empresa, dessa forma conseguiu papeis suficientes para retornar com voz ao conselho pressionando os bancos para que saíssem da presidência. A estratégia deu certo, em 1916 estava novamente no controle com mais uma empresa incorporada, a Chevrolet. Nos quatro anos seguintes a GM voltou a se concentrar nas aquisições de outras empresas que pudessem lhe fornecer peças e componentes, algo que em um primeiro momento se mostrou acertada, pois os bons resultados vieram, as ações dispararam na bolsa se tornando uma das mais valorizadas dos Estados Unidos, nesse cenário a Chevrolet foi uma das marcas dos grupo que mais se destacaram.

A segunda e definitiva saída GM
Acima o Pontiac Firebird Formula de 1971 (Matchbox)
O período pós primeira guerra mundial foi muito ruim para a economia americana, como consequência as vendas de carros despencaram, isso caiu como uma "bomba" para a GM que viu o seu endividamento financeiro aumentar, a responsabilidade caiu sobre a presidência, no caso Durant, que era um grande empreendedor, mas não era bom em administrar. Dessa forma, em 1920 sairia da General Motors para nunca mais voltar.

Nasce a Durant Motor Incorporated
Acima o Chevy Tahoe dos bombeiros e da policia (Hot Wheels)
Uma das características de William C. Durant era não se deixar abater pelas dificuldades, tanto que depois de sair da GM buscou parceiros e fundou uma nova companhia de automóveis, a Durant Motor Incorporated, e graças as suas habilidades de venda e empreender a marca cresceu rapidamente, e sete anos depois a sua companhia já valia em valores atualizados meio bilhão de dólares.

A queda
Acima o Chevrolet Impala SS 1967 da série Supernatural (Greenlight)
Um dos períodos mais sombrios da história americana é a crise que iniciou em 1929 com o colapso da bolsa, para Durant foi o fim, pois os credores cobraram em espécie o valor das suas ações, sem alternativas sua fortuna foi utilizada para honrar os compromissos e a Durant Motors acabou indo a falência nos anos seguintes, era o fim da sua participação no mundo da industria de automóveis. Apesar desse tombo gigantesco a capacidade de empreender não foi abalada, em 1940 investiu em pistas de boliche apostando que o americano se interessaria por esse tipo de lazer, infelizmente não deu certo, sem recursos suficientes para novas investidas mudou-se com a esposa para um apartamento em Nova York.

O fim e o legado
Acima o Chevrolet Chevelle 1967, um das grandes lendas do seguimento Muscle (Hot Wheels)
Pobre, sem recursos, William Durant passou os seus últimos anos de vida sobrevivendo com a ajuda de um grupo de amigos, a GM havia lhe recusado a pagar uma pensão. Em 18 de março de 1947 William Crapo Durant morre, curiosamente no mesmo ano de outra lenda do automóvel, Henry Ford.
Acima o Cadillac 1959 utilizado no filme Os Caça Fantasmas (Hot Wheels)
Como legado fica a incrível habilidade que tinha de empreender, de negociar, investir, o seu lado otimista, batalhador incansável, um líder carismático, sua ideia de unificar diversas industrias de fornecimento de peças e diferentes marcas em um mesmo grupo tornaria-se um padrão no setor, sem falar que foi graças a ele que a Chevrolet surgiu e anos depois teríamos duas de suas grandes referências, o Corvette e o Camaro, sem contar que foi na GM com a Pontiac que o segmento Muscle Car surgiria.

Conheça mais sobre a história desse visionário em A história de William C. Durant: o homem que criou a General Motors no blog do Charler Benigno (em português).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas