Especial Carros Japoneses - Os esportivos

Os carros japoneses construiram a sua fama em cima de aspectos como confiabilidade e preço, por isso se destacam em todos os mercados onde estão presentes, mas existe um outro ponto que é preciso considerar, vamos a ele.

Os carros esportivos representam o sonho de consumo de todos aqueles apaixonados por carros, não importa se o modelo é barato ou ultra-caro, eles simbolizam a realização do sonho de liberdade ou apenas uma forma de mostrar o seu status. As montadoras japonesas perceberam isso nos anos 1960, quando apresentaram seus primeiros trabalhos.

Os primeiros modelos

A Toyota foi uma das primeiras marcas nipônicas a apresentar um carro com design puramente esportivo o lendário Toyota 2000GT, projetado pela Yamaha com motor seis-em-linha que entregava 150 cv de potência, suficientes para levá-lo aos 217 km/h.

A Mazda também apresentou na mesma época o seu esportivo, era o Cosmos, o primeiro carro da marca com motor Wankel, cuja a potência gerada era de 130 cv.

Outra que também entrou no segmento nos anos 1960 foi a Nissan com o 240z, um esportivo pequeno, barato com motor V6 que gerava 151 cv de potência.

Os principais modelos

A Toyota depois do 2000GT lançou o Célica no inicio dos anos 1970, na época as suas linhas tinham uma forte inspiração nos modelos musculosos dos Estados Unidos, mas com o passar dos anos assumiu identidade própria. Nos anos 1990 do mesmo Célica surgiria um outro grande sucesso da marca o Supra, cuja a versão mais lembrada é a do filme Velozes e Furiosos.

E não parou ai, tem também o lendário AE-86 dos anos 1980, considerado um dos melhores para customização e a pratica do drift, no novo século em parceria com a Subaru ele seria relançado com o nome de GT-86.

Na Mazda o motor Wankel continuaria sendo utilizado em um dos seus grandes esportivos o RX-7 ao longo de todas as suas gerações contribuindo para fazer dele um dos melhores esportivos japoneses.

A Nissan continuou investindo na série Z com modelos que gravaram o seu nome na história, atualmente o 370z é o principal representante dessa linhagem, que não fica apenas neles, tem também o Skyline cultuado em vários países pela sua mecânica, dirigibilidade e beleza que se complementam com o GT-R, um supercarro que encara em igualdade de condições vários dos superesportivos do velho continente.

A Mitsubishi também tem os seus esportivos com destaque para o Lancer Evolution vencedor de varias provas do campeonato mundial de rally e o Eclipse que foi muito bem elogiado no período em que esteve em produção entre os anos 1990 e 2000.

A Honda também se faz presentes no segmento esportivo com as versões Si e Type do Civic, mas no passado recente já produziu o S2000 e o lendário NSX que reza a lenda teve a contribuição do tricampeão Ayrton Senna no desenvolvimento.

Por fim, a Subaru com o fantástico Impreza WRX criado para as provas de rally e que faz até os dias atuais um tremendo sucesso nas ruas, sem falar da versão do Toyota GT-86, o BRZ.

O interessante a observar nos carros japoneses é que mesmo modelos criados para outros segmentos puderam também ser aproveitados como esportivos, graças a criatividade dos apaixonados por esses carros maravilhosos.

São muitos carros legais sem duvida, e para a semana que se inicia o blog separou alguns modelos para mostrar e falar, por isso arrume um tempo na sua agenda para acompanhar.


Comentários

Postagens mais visitadas