Especial Comprando Miniaturas pela Internet

Colecionar miniaturas de carros não é algo fácil, porque na maioria das vezes os modelos que tanto se deseja não estão disponíveis perto de casa, por isso preparei algumas dicas para quem ainda tem receio em aventurar-se pela rede mundial de computadores, vamos lá.

Bom séria se a cada novo lançamento de miniaturas você pudesse ir na loja especializada de sua cidade (se tiver) e efetuar a compra, só que não é, e a menos que você queira viver de sonhos a aquisição envolve se aventurar pela internet, mas muitos se perguntam: Não é arriscado? Quem garante que os meus dados não serão copiados? Quais são os sites confiáveis? Eu poderia citar mais um monte de perguntas aqui, no entanto, o foco da postagem é outro, por isso só vou responder a primeira - o risco de comprar pela rede mundial vai depender exclusivamente do cuidado que você vai ter -, e como forma de ajudar segue nas próximas linhas alguns sites com orientações.

Lojas On-line no Brasil

No país existe um bom número de sites altamente confiáveis para se comprar pela internet, muitos possuem lojas físicas que oferecem até a opção de retirar na mesma, as transações são feitas de forma segura - desde que o seu computador esteja com um bom antivírus ou firewall atualizados, pois a copia se ocorrer vai ser culpa da sua negligência com a sua máquina -, e você pode pagar via boleto bancário, debito em conta ou cartão de credito, para isso basta acessar os sites recomendados abaixo e fazer o cadastro em cada uma delas - não se preocupe, pois não será cobrado taxa nenhuma para isso (para acessar os sites é só clicar nos nomes com a cor azul).

Semaan brinquedos - é a número um no país para os colecionadores, principalmente para a compra de Hot Wheels da Mainline aos colecionáveis, possuem frete grátis para todo o Brasil de acordo as regras especificadas no site, e ainda a opção de poder retirar o produto na loja física.

Coleciona - outra loja com uma boa variedade de modelos para os colecionadores, principalmente para aqueles que gostam de Hot Wheels.

Minimundi - outro paraíso para os colecionadores, são varias escalas disponíveis e muitas marcas, é ideal para o colecionador que busca algo mais do que apenas Hot Wheels.

Fire Wheels - a quantidade de opções é limitada no site, mas os lançamentos recentes estão sempre disponíveis, os valores de alguns modelos não são os mesmos praticados nas outras lojas, mas mesmo assim vale a pena se o seu foco é comprar muito, outra vantagem é que eles compram miniaturas dos colecionadores, os valores que pagam são inferiores aos praticados no mercado o que é justificável, afinal de contas eles também tem que faturar.

Curitiba Customs - é um ótimo site para quem busca miniaturas da Kyosho, marca que tem crescido muito no Brasil, os valores são condizentes com o mercado, as opções de pagamento são variadas e o envio é rápido. A dica aqui é ficar de olho nas promoções mensais onde é possível adquirir modelos por valores bem abaixo dos praticados normalmente.

Essas seriam as principais, mas tem também as grandes redes como Lojas Americanas, Ri Happy, Le Biscuit, Walmart e outras que vendem, só não espere encontrar tudo organizado ou uma grande variedade disponível.

Mercado Livre

Se você procurou em sua cidade e não encontrou aquele lançamento que tanto desejava, ou se ainda deseja uma série que a muito saiu de linha, então a sua melhor opção é o Mercado Livre no Brasil, e para não se decepcionar com a compra no site segue algumas dicas:

* Faça o cadastro no site, você só pode comprar a partir disso;

* Observe a reputação dos vendedores, quanto mais próximo do quadrado verde mais confiável é;

* Veja também os comentários de quem já comprou com o vendedor;

* Compre o com Mercado Pago, nessa modalidade o Mercado Livre só libera o pagamento para o vendedor quando você informa o recebimento, todos são obrigados a aceitar o serviço, no entanto os vendedores podem cobrar a taxa de transferência do Mercado Pago para a conta do vendedor;

* Só efetue a compra no Mercado Livre se tiver certeza que vai pagar, para toda compra não concretizada (ou concretizada) o vendedor e o comprador vão fazer avaliações, em caso de um determinado numero de pontos negativos o comprador ou vendedor podem ser banidos do site.

Comprando em site estrangeiros

Comprar fora do país é mais fácil do que muitos imaginam, e ainda tem a comodidade de receber em casa, desde que você não se incomode com o prazo de recebimento dependendo da modalidade que escolher. Para efetuar as compras você precisa ter um cartão de credito internacional ou uma conta em um serviço chamado Pay Pal.

Agora que você já sabe que é fácil vamos as noticias ruins, comprar miniaturas fora do Brasil pela internet esta sujeito a tributação, o imposto é de 60% em cima do valor da compra calculados em função da conversão do dólar do dia que a Receita Federal meter a mão em sua encomenda, e não é só isso, dependo do estado pode ser cobrado um outro imposto o ICMS, que varia conforme legislação de cada um, acabou? Não! Em caso de taxação pela Receita Federal com a emissão da Nota de Tributação os Correios cobrarão de forma ilegal uma taxa chamada de Despacho Postal no valor de R$ 12,00 a ser pago no momento da retirada da encomenda na agência que enviar o aviso.

Ufa, acabou! Só que não! Nas compras feitas com o cartão de credito será cobrado pelo banco um valor de 6% referente a outro imposto o IOF (Imposto de Operações Financeiras), sem falar que o valor do dólar utilizado pelas instituições bancárias não é o mesmo que se vê na divulgação da mídia, normalmente é pelo menos dez centavos maior.

Isenção para compras no valor de até 50 dólares

Isso é uma maravilha, afinal de contas é possível comprar minis lá fora por 2, 3, 5, 6 dólares e somados até o valor de 50 dólares totais (incluindo o frete) não pagaria imposto, só que existe um porem, isso só é valido se o envio for de pessoa física para pessoa física, se for loja vai ser taxado independente do valor, outra questão, se a Receita desconfiar que é uma compra vai taxar, e para se livrar do valor do imposto vai ter que abrir uma reclamação, o que significa que a sua compra vai voltar para a aduana e só vai ser liberada depois da avaliação.

Comprando com o Pay Pal

O Pay Pal é o serviço mais seguro que existe para quem deseja efetuar compras no exterior, atualmente uma grande quantidade de sites o aceita, mas qual a vantagem? Segurança.

O cadastro no Pay Pal é gratuito, no entanto, para efetuar compras é preciso que você cadastre pelo menos um cartão de credito que aceite compras internacionais. Depois de seguir os passos explicados no site e aguardar a liberação é só partir para as compras, comprando pelo Pay Pal você tem a vantagem de não ter que ficar digitando os seus dados o tempo todo, tudo é feito pelo serviço que também não informa a loja ou ao vendedor os seus dados, apenas a confirmação de compra.

Outras vantagens do Pay Pal é que se pode utilizá-lo para efetuar vendas, enviar pagamentos para outra pessoa, realizar doações ou compras aqui no Brasil mesmo.

Lojas Internacionais

Listar lojas fora do país para comprar é uma tarefa complicada, existem muitas boas, por isso separei algumas que tive boas experiências com compras, com elas você pode comprar tranquilamente com o Pay Pal e ter a segurança de que vai receber em casa (se os Correios não extraviarem a sua encomenda), vamos a elas:

Collectable Diecast - loja on-line dos Estados Unidos, trabalham com várias escalas e normalmente os preços são os praticados nas lojas físicas do país - exceção para os mais procurados de algumas marcas -, é uma ótima recomendação para quem deseja adquirir modelos da M2 Machines.

Milezone - outra loja on-line americana muito boa, principalmente para quem busca colecionáveis da Hot Wheels, desde que você esteja a tento aos lançamentos, pois os seus valores normalmente são muito bons e as miniaturas desejáveis se esgotam rapidamente.

Daboxtoy - a loja esta situada em Hong Kong, tanto a física como a on-line, possuem modelos de varias escalas também, é ideal para quem busca principalmente miniaturas da Kyosho, mas a Greenlight também tem ganhado importância com uma boa variedade.

Comprar no eBay

O eBay é similar ao Mercado Livre no Brasil, só que muito melhor, para poder comprar tem que seguir os procedimentos costumeiros que é basicamente se cadastrar, depois definir como deseja efetuar o pagamento, que pode ser feito com cartão de credito internacional ou via Pay Pal, essa última opção é claro, a melhor, principalmente porque o serviço é de propriedade deles.

Desde o final do ano passado o eBay passou a ter uma versão em português onde se pode verificar os valores dos produtos diretamente em reais ou ainda na moeda que esta sendo anunciado (na maioria deles é o dólar americano), só que o eBay vai além com a opção de informar, de acordo o anúncio, o valor do produto com a inclusão dos nossos impostos.

No eBay você pode comprar na modalidade direta (clicou comprou) ou via leilão onde se pode ter a grande sorte de adquirir aquela mini desejada por um valor menor, como no Mercado livre é importante observar as mesmas regras citadas nas orientações para compra no mesmo, embora no eBay as garantias para compra em função da demora da entrega no Brasil pelos Correios sejam maiores.

E ai, o que achou? Como disse, são orientações básicas, acessando o Google e fazendo pesquisas você pode ter acesso a muito mais informações, de qualquer maneira fica aqui as dicas para quem ainda tem receio sobre compras pela internet, pode ir sem culpa e caso apareça aquela dúvida faça pesquisas, busque informações para ter certeza que o site não listado aqui é confiável mesmo.

Para aqueles que já estão acostumados a fazer compras na internet o espaço dos comentários é livre para que outros sites confiáveis possam ser indicados e outras dicas possam ser acrescentadas.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas