Esp. Carros de Corrida: Principais categorias

Elencar todas as categorias de carros existentes no mundo é complicado, em algumas regiões existem modalidades que são especificas, mas no geral existem aquelas que são apreciadas em todos os cantos da superfície terrestre, vamos conhecê-las.

O que seria das categorias de corrida de carro sem a imprensa? Pois é através dela que o esporte ganhou notoriedade, mesmo aqueles que são populares apenas em seu país de origem, já os de projeção mundial tornaram-se assim por conta dos seus pilotos, equipes e lugares visitados, pensando nisso o blog separou algumas divisões para falar de acordo a região em que é mais conhecida.

Estados Unidos
A principal categoria é a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing), que nasceu em fevereiro de 1948, com a utilização de carros de rua preparados para provas em circuito fechado, principalmente do tipo oval. Nos anos 1960, a Nascar conquista a atenção das grandes montadoras americanas que travam uma guerra para decidir quem tinha o melhor carro, que na época se traduzia em vendas nas concessionárias.
Corridas de arrancada, ou Drag Racing tem origem nos anos 1940 com o uso de carros usados que eram modificados externamente e na mecânica com o intuito de percorrer o quarto-de-milha (402 metros) no menor tempo possível. Atualmente a categoria possui varias divisões que incluem modelos de rua adaptados até específicos projetados para as provas.

Formula Indy, é a categoria mais antiga do país, começou em 1900 com a inauguração do autódromo de Indianápolis, seu apogeu ocorreu nos anos 1980 e 1990 quando chegou a rivalizar com a Formula 1, no entanto, disputas políticas entre as associações organizadores e as equipes prejudicaram a sua expansão, mas continua firme e forte.

Europa
A primeira investida dos europeus com as corridas de carros foi entre o final do século XIX e o início do século XX, depois vieram as duas grandes guerras e a atenção para o esporte só foi retomado nos anos 1950, os carros de rua preparados para as pistas em circuito fechado eram o grande interesse, essas provas são chamadas atualmente de Endurance e se dividem em categorias com versões citadas até os protótipos que se tornaram o grande interesse das montadoras do continente e fora dele.

Rally, a disputa nos terrenos mais difíceis possíveis para um carro indo de um ponto do mapa até o outro é antiga e se mistura com a origem das provas de Endurance, mas enquanto campeonato organizado a sua origem data de 1973 com as provas ocorrendo no continente europeu, hoje elas dão a volta ao mundo.

Os formulas, charutinhos, baratas esses foram alguns dos nomes que os modelos feitos especificamente para corridas em circuito fechado receberam no passado, nos dias atuais a mais lembrada é a Formula 1, criada em 1950, cuja a Ferrari é a única que participou de todos os anos da competição, embora a categoria tenha provas em todos os principais continentes é na Europa onde estão as maiores torcidas, sem falar a sede das equipes.

Japão
Mais um povo apaixonado por carros e velocidade, no país as principais categorias são as GT (Grand Turismo) e a Endurance, lá as principais estrelas são as versões de rua preparadas para as pistas, cujo o começo remete aos anos 1950 e que possui no Nissan Skyline sua grande lenda.
Drift, a maioria dos brasileiros só foi ouvir falar dessa categoria nos vídeo games e no filme Velozes e Furiosos, a origem do esporte é nipônica e acredita-se tenha iniciado nos anos 1980 de forma informal, atualmente possui uma imensa legião de fãs no Japão e a sua expansão chegou aos Estados Unidos onde a Formula D (Drift) faz um grande sucesso com a participação das grandes montadoras.

Austrália
Na Austrália a principal categoria é a Stock Car chamada de V8 Super Cars que conta com a rivalidade da Ford x GM com o Falcon e o Comodoro, além dela as divisões GT também são o destaque.


Brasil
O país se acostumou até meados dos anos 1990 a assistir a Formula 1 na TV, mas aqui existem categorias do automobilismo, sendo que a principal é a Stock Car, que surgiu nos 1970 com a utilização de carros de rua como Chevrolet Opala e Ford Maverick adaptados e chega aos dias atuais com modelos modernos feitos a partir de uma estrutura tubular coberta com uma carroceria de fibra de vidro que lembra alguns carros dos principais patrocinadores.

É claro que o assunto não se esgota nesse post, ainda tem muito mais para ser abordados sobre o tema categorias, mas vamos deixar para o futuro, para amanhã... outras curiosidades.

Fonte:

História da Nascar, História da Formula Indy e História da Formula 1 no site de curiosidades (em português).

Drag Racing: como surgiu as corridas de arrancada no site FlatOut (em português).



Comentários

Postagens mais visitadas