Especial Carros de Bombeiros

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros de bombeiros, profissionais que colocam as suas vidas em risco em prol dos outros, mas antes vamos a um breve histórico, acompanhem.

Quando se fala em serviços de emergência a primeira imagem que vem a mente é do fogo, e a preocupação com ele vem desde o momento em que a espécie humana começou a utilizá-lo, mas quando o emprego de pessoas para o seu controle iniciaram?

Os primeiros registros

Historiadores indicam que desde a Roma antiga, ou seja, 27 A.C. que o uso de pessoas para vigiar e combater incêndios teria sido empregado pela primeira vez, a necessidade surgiu depois do grande incêndio da capital ocorrido cinco anos antes.

Ao longo dos anos o serviço não evoluiu muito com o emprego daquilo que era possível como machados, enxadas, baldes e outros equipamentos.

No século XVIII, Van Der Heyden inventa a "bomba de incêndio" e a "mangueira" para a função de combate ao fogo, isso contribuiu para a formação em Paris na mesma época do primeiro grupamento militar de bombeiros, essa novidade logo se espalharia para outras nações.

Os primeiros veículos utilizados

O uso de veículos no combate a incêndios esta atrelado a evolução das bombas d'água, os registros indicam que os primeiros modelos fixados em um chassi com tanque de água e mangueira são do século XVIII, inicialmente eram puxados por homens e depois por cavalos.

Em 1905, uma empresa chamada Knox Automotive Company em Massachusetts nos Estados Unidos começou a comercializar os primeiros caminhões cem porcento adaptados para o serviço e movido a combustível fóssil.

Nos dias atuais

Ao longo do século XX os veículos de combate a incêndio seguiram as evoluções dos outros carros no quesito mecânica e acessórios, já nos equipamentos específicos o caminho seguido foi outro com os recursos sendo desenvolvidos de acordo as necessidades do serviço.

Os principais veículos

Os caminhões de combate a incêndio são os mais lembrados, as versões atuais vem com tanque para armazenamento de água e/ou espuma, bomba d'água, mangueiras e compartimentos para outros equipamentos. São configurados de acordo as necessidades de cada região e função.

Caminhões com escada giratória, são geralmente de grande porte e possuem como principal característica uma escada engavetada que pode atingir alturas mínimas de 30 metros, como opcional alguns modelos podem vir com uma mangueira para combate ao fogo em grande altitude.

Veículos de socorro de emergência, podem ser caminhões, caminhonetes ou furgões, possuem compartimentos para transporte de equipamentos a serem utilizados em busca, salvamento, incêndio e atendimento pré-hospitalar.

Veículos para emergência aquática, podem ser pequenos, médios ou grandes, do tipo picape ou SUV, são utilizados em operações de salvamento em água doce ou salgada.

Veículos de socorro de emergência, são ambulâncias dotadas de equipamentos básicos ou de UTI utilizadas no apoio de vitimas de acidentes graves dos mais diversos tipos.

Veículos para serviços perigosos, podem ser de porte médio ou grande, caminhões principalmente, são utilizados em caso de acidentes com produtos perigosos (gases, líquidos e sólidos) de qualquer natureza corrosivo ou radioativo.

Veículos de comando, atualmente os mais utilizados são os SUV ou as Station Wagon, utilizados pelos agentes de comando durante as operações de emergência.

A relação apresentada é bem resumida, a quantidade de modelos é bem maior, mas esses dão uma dimensão do quanto os veículos de emergência ganharam importância nos dias atuais, graças a sua versatilidade na aplicação dos inúmeros serviços que se fazem necessários.

Para conhecer mais veículos e suas aplicações acessem Veículos Operacionais no site do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (em português).


Comentários

Postagens mais visitadas