1969 Dodge Charger 500

Vamos começar o especial Dodge Charger com um clássico pouco conhecido, o 500, mas o que ele tem de especial? Acompanhem.

As disputas entre a Chrysler e a Ford na Nascar nos anos 1960 estavam intensas, os motores V8 eram os grandes destaques, na marca de Detroit o HEMI era a grande estrela, só que o mesmo já havia aparentemente chegado em seu estágio máximo de desenvolvimento, por isso seus engenheiros voltaram os olhos para a aerodinâmica, como a criação de um projeto do zero era inviável, eles resolveram investir em melhorias na nova geração do Charger, externamente mexeram na grade dianteira e no desenho da posição do vidro traseiro que eliminou as rabetas laterais. Para homologá-lo era a preciso 500 unidades produzidas para o consumidor, ao todo 450 exemplares foram feitos, abaixo do regulamento, mas mesmo assim ele foi para a pista, o resultado? Dezoito vitórias em 1968. Na Hot Wheels eu apresento o '69 Dodge Charger 500 da linha básica 2015 com pintura roxa e rodas 5SP.
















 Abaixo as três versões do Dodge Charger 1969.
Abaixo pode-se observar as modificações realizadas na dianteira no 500 (roxo) e no Daytona (vermelho) visando melhorar a performance nas pistas.
Abaixo observa-se que o 500 e o Daytona possuem o vidro traseiro rente as laterais, enquanto que a versão normal possui o vidro recuado mostrando as rabetas laterais.

O que a Chrysler não contava era que a Ford também trabalhava no design do Torino, criando uma versão chamada de Talladega, com ela a marca foi a primeira a ultrapassar a marca dos 250 km/h e conquistou no mesmo ano 26 vitórias. A derrota não desanimou os engenheiros que resolveram ser realmente ousados, e se chamaria Daytona no ano seguinte.

Em relação a mini, segunda variação de cor desse lançamento da Hot Wheels na Mainline 2015, como já havia comentado na primeira cor é uma versão inteiramente nova e vem para somar ainda mais para a história desse ícone.

Esse exemplar eu consegui em uma Ri Happy de Salvador na semana passada.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas