Especial Anos 1990

A viagem do blog pelos tempos chega aos anos 1990, o que aconteceu com os carros? Quais as tendências? os segmentos que se destacaram? vamos ao post.

Se você esta acompanhando os especiais desse mês no blog, então sabe que nos dois anteriores falei sobre as duas crises do petróleo ocasionadas por conflitos no Oriente Médio que mudaria sensivelmente a indústria, bem os anos 1990 começaram com... mais um conflito envolvendo petróleo no Oriente Médio, dessa vez o estopim foi a invasão do Kuwait pelo Iraque que movimentou os Estados Unidos e aliados em uma operação denominada "Tempestade no Deserto", só que dessa vez os impactos para os carros foi bem menor e pontual.

Geração dos carros compactos e dos SUV
Honda Civic Si
A década é definitivamente dos carros compactos, depois de dois períodos de franca expansão eles se consolidam na maioria dos mercados, e mesmo nos Estados Unidos onde os três primeiros mais vendidos são picapes, os sete restantes possuem carros desse segmento, principalmente japoneses.
Ford Focus
Entre os destaques podemos citar o Honda Civic, o Toyota Corolla, o Volkswagen Golf e o lançamento da Ford na época, o Focus com o seu design estiloso.
Hummer H1
Os SUV são o outro segmento que se consolida, o consumidor passa a se interessar cada vez mais por modelos de perfil alto, luxuosos, imponentes que possam ser utilizados em todo o tipo de terreno, ainda que no geral a principal estrada utilizada seja a de asfalto.

As transformações dos Supercarros
Lamborghini Diablo SV
O início da década é marcado pelas crises que passaram as três grandes do segmento supercarro, a Ferrari, a Porsche e a Lamborghini, a primeira estava obsoleta e precisava urgentemente se modernizar, a Porsche carecia de recursos e ideias para os seus modelos, enquanto que a terceira vivia da produção defasada de um único modelo, a Diablo, que apesar de rápida, bela e luxuosa não possuía muitos interessados.

Os Muscle Car
Ford Mustang
O segmento vivia um momento complicado, os três remanescentes (Ford Mustang, Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird) viviam uma crise de identidade com um visual que lembrava mais carros japoneses do que americanos, para muitos especialistas da época os Muscle Car não tinham mais espaço no mercado e por isso deveriam ser aposentados em definitivo.

Novas lendas surgem no período
A McLaren, famosa por suas vitórias nas pistas, apresentava o seu modelo de rua chamado de F1, um supercarro que deteve ao longo dos anos 1990 o título de o mais rápido do mundo.
McLaren F1
O Nissan Skyline GT-R (BNR-34) é apresentado com a implantação de novas tecnologias que incluíam o uso da tração integral, suspensão independente e potência, muita potência.
Nissan Skyline GT-R
A Honda mergulha fundo nos Supercarros apresentando o NSX, que nos Estados Unidos era vendido pela divisão de luxo da marca, a Acura.
Honda NSX
A Audi apresenta o TT, um esportivo de linhas únicas para época que conquistou muitos admiradores.
Audi TT
A BMW também tem a sua lenda da época, é o Z8, um roadster inspirado em um dos seus clássicos do passado.
BMW Z8
E a parceria Chrysler/ Shelby apresentou o Viper, um supercarro concebido para recuperar a esportividade da marca e peitar o Chevrolet Corvette.
Dodge Viper GTS
Apesar dos carros compactos serem os grandes destaques dessa época, ela ficou marcada também pelo crescimento da potência dos motores, principalmente os modelos em "V", o que levaria a toda um geração de carros no início do novo século que se aproximava, só que isso é uma outra história...


Comentários

Postagens mais visitadas