1968 Volkswagen Baja Beetle

A versão de hoje é um tanto diferente do tradicional do VW Beetle (Fusca), trata-se de um modelo pensado para as areias, vamos a ele.

Um dos grandes sucessos da Volkswagen com o Fusca foi a sua mecânica, que podia ser aplicada em vários projetos simples, como o de um veículo para rodar nas dunas de areia, cujo o maior exemplo é o buggie criado por Bruce Meyers, o famoso Meyers Manx. Só que houve quem enxergasse no conjunto completo do Fusca a possibilidade de adaptá-lo para percorrer o mesmo tipo de terreno, e é da Carolina do Sul nos Estados Unidos de onde se tem notícia dos primeiros modelos, isso no ano de 1968. Basicamente, um Fusca Baja possui como características a suspensão substituída por uma de maior resistência e alta, os pneus são trocados por versões off-road, o para-choque dianteiro e o traseiro são encurtados. O motor pode permanecer o mesmo ou sofrer modificações para gerar mais potência dependendo do terreno e da aplicação. Na Hot Wheels eu apresento o Volkswagen Baja Beetle da série Pop Culture 2015 em homenagem a banda Grateful Dead com pintura laranja e vermelha e rodas ORRR.














Apesar do Fusca ser relativamente barato, a preparação de um modelo Baja não aproveita a sua carroceria, uma nova é construída de fibra de vidro (mais leve) e, de acordo as suas aplicações, pode vir com teto solar e snorkel para ajudar a manter o motor funcionando mesmo com tem que atravessar algum trecho de rio, detalhe que o mesmo também fica aberto, sem tampa de proteção.

Em relação a mini, a Hot Wheels aproveitou o seu portfólio para fazer uma homenagem a banda Grateful Dead, dos seis modelos três eram da Volkswagen, a T1 Panel Bus, a Drag Truck e esse, que traz a pintura das duas tartarugas que estamparam o álbum Terrapin Station de 1977.

Esse exemplar o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim em São Paulo em julho do ano passado.

Veja mais sobre o Fusca Baja em Baja Bug no site da Wikipedia (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas