Especial Flames em Carros

O especial dessa semana vai ser dedicado aos carros com pintura flamejante (em chamas), um tipo de pintura que se divide entre os que gostam e os que detestam, vamos então a eles.

Carros em chamas é algo que parece soar estranho, mas por que tantas pessoas investem neste tipo de detalhes em seus carros? Nos Estados Unidos essa cultura é mais forte e esta presente tanto nos modelos antigos como nos novos, essa característica é observada também na maior fabricante de carros em miniatura do planeta, a Hot Wheels, para entender melhor essa cultura o blog separou algumas curiosidades, cujo o ponto de partida é no... passado, óbvio!

Origem das pinturas flames
Não tem como precisar uma data exata para a criação do primeiro carro com esse tipo de pintura, relatos indicam que esse tipo de trabalho já era observado nos carros pouco antes do início da segunda Guerra Mundial, no entanto, é no período pós conflito que eles começaram a aparecer em maior quantidade.

Os Hot Rods e as pinturas flames
A medida que os Hot Rods se popularizavam entre a segunda metade dos anos 1940 e os anos 1960, o estilo da pintura retratada seguia o mesmo caminho, pois para os pilotos e os entusiastas não bastava ter um carro veloz, era preciso que a parte externa também demonstrasse isso, e um dos principais estilos era o das chamas.

Os grandes nomes do estilo

De desenhos simples a modelos bem elaborados, as flames evoluíram rapidamente graças aos artistas que colocaram todo o seu talento em pratica, o resultado são variações do estilo que se adaptam a cada carro e proposta.

Neste cenário temos David Bell, um design de carros, que trabalhava tanto os aspectos físicos da carroceria como a pintura focado em tons de vermelho, amarelo e preto nas flames.

Ed Roth foi cartunista, design e construtor de carros customizados, também o criador do Rat Fink, um dos ícones dos Hot Rods.

George Barris, um dos grandes nomes do cenário Hot Rods, da TV e do cinema, criador do Batmóvel 1966, seu estilo é considerado um dos melhores do mundo, principalmente no quesito chamas. É claro que eles não são os únicos, existem muitos outros que se destacam no meio, no entanto, o blog separou estes para que se observe a importância dessa arte.

A expansão do estilo para os vários tipos de carros

Primeiro de boca em boca, depois através das revistas especializadas que ajudaram a divulgar as modificações na mecânica, na carroceria e as artes que eram incorporadas a eles, isso contribuiu para que os apaixonados por Muscle Car enxergaram no estilo flames uma forma de deixar as suas modificações ainda mais imponentes.

Paralelo aos Muscle Car e os Hot Rods as pinturas flames chegaram as picapes, principalmente as personalizadas, na sequência chegou aos esportivos e superesportivos.

A Hot Wheels e as chamas

Entre as marcas de miniaturas a Hot Wheels é a que mais utiliza o estilo chamas, na Mainline (linha básica) existe uma série específica, embora outros modelos dentro da linha costumam ser agraciados com o visual, além disso, as séries direcionadas para os colecionadores sempre acabam tendo um ou alguns modelos com essa temática, muito disso esta ligado a proposta da marca de criar carros que sejam irados, diferentes, personalizados, algo que pode ser observado até mesmo nas exibições que são feitas com carros criados por ela ou personalizados, como essa Ferrari 458 Itália abaixo.

Embora os aspectos gerais do estilo flame não tenham mudado muito ao longo dos anos, ele continua firme e forte nos dias atuais, e não é apenas nos Hot Rods ou Muscle Car, mas em qualquer veículo personalizado ou original de fabrica, tendo potência para representá-los ou não, isso ocorre porque para muitos é uma incrível obra de arte, ainda mais quando feita em um carro.

Para esta semana o blog separou quatro clássicos para falar um pouco mais desse estilo, programe um tempo em sua agenda.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas