Especial SUV (Sport Utility Vehicle)

A semana que se inicia vai ser dedicada ao Veículos Utilitários Esporte, ou SUV em inglês, mas antes de mostrar os modelos vamos conhecer melhor esse segmento, acompanhem.

Os SUV são o grande sonho dos consumidores de carros no mundo, e para atender a demanda e os gostos as montadoras tem criados várias versões que nem sempre recebem a mesma denominação, mas de onde veio esse tipo de veículo?

Origens
Definir uma época especifica para a origem dos SUV é complicado, acredita-se que poderia ter sido nos anos 30 e 40 do século XX. Nos Estados Unidos o Chevrolet Suburban Carryall de 1935 já apresentava as características de um carro do segmento.

No período pós-segunda guerra mundial alguns modelos projetados para uso militar começaram a ganhar espaço no meio civil, é o caso do Jeep e do Land Rover que se destacavam pela sua bravura em encarar todo o tipo de terreno.

Outro carro que se destacou pelo pioneirismo foi o GAZ-M72 Pobeda da Rússia, que era uma versão off-road de um sedan da época o GAZ-M20 que unia as necessidades do campo com as da cidade ao fornecer espaço e conforto interno.

Nos anos 1960, as picapes começam a ganhar importância nos Estados Unidos, e consecutivamente as versões derivadas das mesmas, nesse cenário quem se destaca inicialmente é a Jeep novamente com o lançamento do Wagoneer, uma perua com todas as condições de um SUV.

Evolução do mercado
Na década seguinte a crise do Petróleo desperta nos consumidores americanos o interesse pelas picapes (que conservavam motores com maior potência) e também a procura por modelos com maior conforto, capacidade de transporte de um numero maior de pessoas e carroceria fechada, de olho nesse mercado a Ford e a GM se mexem para garantir suas opções, com o Bronco e a Suburban.

Nos anos 1980, a oferta aumenta com os japoneses entrando no mercado, principalmente nos Estados Unidos com a Toyota 4Runner (conhecida em outros mercados como Hilux 4WD), é nessa época que a Jeep entra para o grupo Chrysler permitindo a expansão dos seus produtos como o Cherokee.

Na década seguinte as montadoras europeias começam a abrir os olhos para o segmento, a Mercedes-Benz é a primeira, seguida pela BMW que apresentam carros com a vocação para a estrada de chão, mas com todo o conforto de um sedan de luxo.


Os SUV no século XXI
Praticamente todo o tipo de consumidor passa a se interessar pelos SUV, diante disso as montadoras procuram lançar versões que possam atender a todos os perfis, surgem então os pequenos chamados de "SUV light" que passam a fazer companhia para os médios e grandes; marcas luxuosas e de supercarros também entram o grupo, a Porsche é a principal com o Cayenne, um dos seus grandes sucessos de vendas.

O design desses novos Veículos Utilitários Esporte tem variado bastante, só que atualmente muito focado nos carros de rua, muitos se assemelham a modelos "Fastback bombados" como o X5 da BMW, que por sinal foi pioneira nesse tipo de carroceria para os SUV, outros como o Audi Q5 e o Volkswagen Tiguan se assemelham a Station Wagon anabolizadas, e tem ainda a próxima geração baseadas nos supercarros como o Lamborghini Urus.

Como podem observar o mercado desse tipo de carro se tornou realmente grande, e no mundo das miniaturas tem seguido o mesmo caminho, marcas como Hot Wheels, Greenlight, Kyosho, Tomica e principalmente a Matchbox tem em seus portfólios versões de várias épocas e fabricantes, e curiosamente nas lojas eles também não ficam muito tempo expostos.

Acompanhem o resto do especial durante a semana com os modelos selecionados e no final o Especial Fotografando ao Ar Livre com esses modelos em seu "outro" terreno favorito.

Clique em SUV para conferir todos os modelos que já apareceramem Minis in Foco.

Comentários

Postagens mais visitadas