Volkswagen Beetle Funny Car

O Volkswagen Beetle (Fusca) de hoje é uma versão para corridas de arrancada, que fez muito sucesso no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, vamos a ele.

No final dos anos 1960, um americano chamado Warren Gunter resolveu criar um carro de corrida para participar de provas de arrancada pela categoria Funny Car - modelos com motor dianteiro e uma bolha que lembra um carro real -, só que em vez de utilizar a imagem de uma versão americana, ele preferiu a de um europeu que fazia muito sucesso na época, o Beetle (Fusca). O carro chamou a atenção de imediato do público que o ajudou a projetar o nome da preparadora (oficina) e de Gunter que viajou os Estados Unidos e a Europa com o seu Durachrome Bug (nome do bólido) divulgando. Na Matchbox eu apresento o Dragon Wheels da série Superfast de 1972 com pintura verde e rodas superfast.















A mecânica da máquina era composta por um V8 de 7,0 litros da GM configurado para beber metanol e fazer o quarto de milha em oito segundo com velocidade máxima de 360 km/h na época, isso sim é um Fusca realmente rápido.

Em relação a mini, esse é o exemplar mais antigo a aparecer no blog até o momento, são 43 anos de idade e ele foi produzido na Inglaterra pela antiga proprietária, a Lesney. Como é um Funny Car, a bolha se abre permitindo visualizar o interior com o banco do piloto, o motor, os escapamentos e outras partes menores, uma outra observação é a presença de um suporte de plástico vermelho que permite deixar a carroceria levantada, bons tempos.

Esse exemplar pertence ao amigo e fundador dos Clubes Hot Wheels Brasil e Matchbox, o Marcelo DT e foi gentilmente cedido para o especial.

Conheça mais sobre o Volkswagen Beetle Funny Car em The Durachrome Bug no site oficial da NHRA (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas