Esp. Carros de Corrida: 1969 Mercury Cyclone

Em 1968, a Ford apresentava para o Fairlane e o Mercury Cyclone uma nova carroceria focada na disputa da Nascar que levaria ao surgimento de toda uma geração de lendas, vejamos.

A Ford e a Chrysler perceberam no final dos anos 1960 que a evolução da mecânica para tornar os carros rápidos estava chegando no limite, por isso começaram a olhar para a aerodinâmica, a segunda iniciou os trabalhos primeiro com o Dodge Charger 500, a primeira apresentou na sequência o Fairlane e o Cyclone. Na Mercury o objetivo estava na melhoria das vendas com um carro competitivo que se destacasse, para isso contou com as participações dos pilotos Cale Yarborough e Dan Gurney. O motor utilizado foi o V8 427 de 7,0 litros que gerava no máximo 500 cv, conforme o regulamento. Na Racing Champions eu apresento o '69 Mercury Cyclone da série Collectors Series Nascar 1993 com pintura branca e rodas de plástico.












Abaixo com a sua evolução o Ford Torino Talladega 1969 da Hot Wheels.




A versão da Racing Champions é o #21 da apresentação oficial, o número é do piloto Cale Yarborough, mas o nome no teto é do piloto A. J. Foyt que utilizou esse modelo nas 500 milhas de Indianápolis em 1972 sagrando vitorioso. Em relação a mini, as cores utilizadas e os decais são iguais ao original, as rodas são bem feitas mesmo não tendo pneus de borracha. Os principais pontos fracos são a falta de detalhes na traseira e os vidros totalmente pretos.

Na temporada de 1968 a Mercury conseguiu sete vitória conseguidas por Cale Yarborough que somou-se as 22 alcançadas pela Ford que tornaram a marca do oval azul a grande campeã do ano.

Esse exemplar eu consegui com o Benny de Belo Horizonte-MG em dezembro de 2014.

Confira também o post do 1969 Ford Torino Talladega em versão "Super" de 2011.


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