Esp. 50 Anos: 1973 Pontiac Firebird

Entre as gerações do Firebird que se destacaram ao longo dos seus anos de produção esta a segunda que que fez muito sucesso nos anos 1970, acompanhem.

A segunda década do século XXI tem se mostrado bem interessante nas Rodas Quentes, um exemplo disso é o Firebird Trans Am de 1973 que foi apresentado pela primeira vez em 2012, neste ano esta de volta na Mainline com uma cor principal legal, faixas com linhas retas preta e vermelha nas laterais e no capô, o nome da versão esta posicionado próximo das rodas dianteiras. Outras partes não estão pintadas, mas é possível observar que estão bem nítidas como as entradas de ar posicionadas próximas as portas, o coletor de ar na parte de cima próximo ao para-brisa. A dianteira e a traseira tem faróis, lanternas e outras partes visíveis. Na Hot Wheels eu apresento o '73 Pontiac Firebird da linha básica 2016 com pintura azul e rodas MC5.













Abaixo com a versão de lançamento da Mainline 2012.





Como a maioria das miniaturas de El Segundo, este Firebird apresenta as rodas traseiras grande, o que destoa do projeto original, mas não o compromete. Para 2016 ela preferiu não colocar o pássaro flamejante bem grande no capô - uma característica do modelo na época -, mas as faixas presentes no  lugar ficaram ótimas e o deixaram sóbrio.

O carro, a segunda geração foi lançada em 1970 e no início era muito parecida com o Camaro, o interessante dessa carroceria é a dianteira que praticamente não apresenta para-choque deixando o seu design muito bonito. A motorização era composta por vários tipos de motores, cujo o destaque principal era o V8 400 que gerava 250 cv de potência, não era muito, pois os Estados Unidos viviam o início de profundas mudanças em sua legislação que levariam o segmento Muscle a quase ser extinto nos tempos seguintes.

Esse exemplar eu consegui em uma loja Le Biscuit de Camaçari no mês passado.

Comentários

Postagens mais visitadas