Especial As Embalagem das Minis

As embalagens das miniaturas vão de modelos simples a complexas que garantem uma beleza única ao conjunto, acompanhem.

No mundo dos carros na escala 1:64 existem modelos de todos os tipos e preços para todos os gostos, por isso para atrair o interesse dos consumidores é preciso buscar estratégias, uma delas é investir na embalagem, é o que tem feito marcas como a Greenlight, a M2 Machines e a Johnny Lightning.
Imagens da Internet
É claro que existem custos para colocar um conjunto diferenciado desse, por isso a linha básica das fabricantes normalmente vem com um formato simples observado na Fresh Metal da Maisto, que apresenta uma mesma imagem para todas as suas miniaturas, já a Hot Wheels e a Matchbox apresentam na cartela a figura do carro que a mini representa.
Imagens da internet
Hot Wheels
A Mainline ou linha básica da marca é o seu principal produto, a sua principal característica esta nos preços praticados, que são bem mais baixos que os colecionáveis. Na atualidade os blisters são vendido em formato longo e curto (restrito a Europa) com o desenho do carro que a mini representa, mas nem sempre foi assim.
Evolução das embalagens da Mainline Hot Wheels de 2005 (esquerda) até 2012 (Mystery Machine). Imagens da internet.
Alias, a casa de El Segundo tem investido nesse detalhe nas embalagens de suas séries colecionáveis, isso pode ser observado na nova Garage (exclusiva do Walmart), na Car Culture, na Gran Turismo e na BMW.
Acima as séries Garage (esquerda), Retro (centro) e BMW (direita).
Por ser a maior veterana no mercado a marca tem investido também no relançamento de suas embalagens antigas, é o que se observou nas séries The Hot One e na Heritage, estas com um visual padrão dos anos 1980 que não trazia na capa o carro original.
Imagens da internet
Outro conjunto que se destacou recentemente foi a Stars & Stripes com dez modelos de carros americanos, cujos os blistes reunidos formam a bandeira do Estados Unidos com duas águias presentes, a série foi exclusiva do Walmart.
Imagens da internet
O ponto alto da sua linha atualmente é a Retro Entertainment com uma embalagem que destaca em cada uma de suas partes o filme, a série de TV ou game que a miniatura representa, outro ponto importante é a bolha feita de acordo o desenho externo para impedir que a mesma fique se mexendo.

Maisto
No Brasil a Fresh Metal é a linha mais conhecida dos consumidores na escala 1:64, seus modelos possuem um design simples, mas com um bom nível de detalhes pintados, as cartelas de formato pequeno possuem um desenho único para todos os exemplares.
Imagens da internet
As séries colecionáveis são mais restritas no país, o formato é blister longo com o título da série destacado com uma figura estilizada ao fundo, mas sem o desenho do carro real no destaque.
Imagens da internet

Johnny Lightning - a precursora das embalagens estilosas
Ao retornar ao mercado nos anos 1990 os novos administradores procuraram desenvolver uma série de estratégias para atrair a atenção dos colecionadores, uma delas foram os blister bem acabados com uma imagem temática que poderia ser do carro que a miniatura representava, da Série de TV e Filme, de algo da cultura pop ou ainda de algum jogo (no caso, os de tabuleiro da época) e em alguns deles a presença de um cartão, anos depois uma outra companhia seguiria os mesmos caminhos.
Imagem: blog Dukes of Hazzard Collectors

Greenlight
A companhia de Indianápolis sempre apostou alto nos seus encartes, cada série traz o título bem estampado acompanhado da imagem e/ou do logo do tema que a miniatura representa, isso pode ser conferido nas linhas Hot Pursuit, Hollywood e a Country Roads.
Imagens da Greenlight
Outro item verificado é o plástico que é duro e envolve o papel e a mini com lacre sob pressão nas extremidades, essa característica garantem que os dois itens fiquem protegidos da poeira, água e outros incômodos.
Imagens da Greenlight
Como disse acima, produzi algo assim tem um custo e muitas vezes envia-las assim para outros mercados podem deixar o produto caro, no Brasil a Califórnia Toys negociou com a Greenlight a confecção de um modelo simplificado nos primeiros anos de importação para deixar o preço atraente para os colecionadores.
Acima o blister da Greenlight feito especificamente para o mercado brasileiro.
M2 Machines e Jada
As marcas também investem pesado nas embalagens com um projeto que segue a mesma linha da Greenlight, mas sem um grande destaque para a imagem do carro que a mini representa.
Imagens da internet
As caixinhas da Matchbox e da Kyosho
Nos primeiros anos da Matchbox a comercialização das suas miniaturas eram feitas em caixas similares as de fósforo, e dai vem o seu nome, com o passar dos tempos o custo para manter esse tipo de embalagem foi ficando alto para modelos básicos, foi quando as embalagem simples feitas de papelão e plástico apareceram o que levou a substituição natural.

Nos dias atuais as caixinhas estão de volta em séries colecionáveis e são uma referência ao passado, são vendidas junto com a mini empacotadas nos blister, um exemplo atual é a Best of the World que traz ainda rodas com pneus de borracha nos exemplares e um maior nível de detalhes.

Os produtos da Kyosho são direcionados para os colecionadores, por isso os valores praticados são ligeiramente acima dos básicos, dessa forma o cuidado com a mini é maior o que leva a utilização de uma caixa padronizada para o Release que possui ainda no seu interior uma bolha de plástico e um card com informações sobre o modelo.
Outro formato utilizado são as caixas de papelão que envolvem uma outra de acrílico, abaixo a Lamborghini Huracán da marca que foi lançada tanto na embalagem normal como com a segunda opção.

Como podem ver as opções de embalagens para as miniaturas são muito variadas e a concepção de algumas delas fazem até mesmo os apaixonados por minis livres (como eu) pensar duas antes de romper a mesma, e olha que isso é apenas uma pequena parte.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas