Os expositores para miniaturas de carros

Para muitos colecionadores um dos seus grandes prazeres é mostrar a sua coleção, e a melhor maneira de fazer isso é através de expositores, acompanhem.

O legal na coleção (para muitos, inclusive eu) é poder retirar a mini da embalagem e poder tocá-la, girar as rodas, e claro, deixá-la a vista dos olhos - de preferência na parede. Tradicionalmente a melhor maneira de fazer isso é através de um modelo de expositor chamado estante, que normalmente é  formada por uma série de espaços devidamente separados para acomodar a quantidade de minis que for possível.
Imagem do Joubert Carlos compartilhada no grupo do Clube Hot Wheels Brasil
Estante do Muriel Felipe Schiochetti da loja on-line Curitiba Customs
A internet brasileira esta repleta de modelos sendo oferecidos com capacidade para acomodar 50, 100, 200 miniaturas, a maioria delas são feitas em MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de media densidade) um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas, que podem vir com pintura - normalmente branca - ou sem. A tampa costuma ser de vidro ou acrílico, sendo que a segunda é mais leve para ser manuseada e barata.
Estante feita com MDF com porta de acrílico
Mas a criatividade vai além do básico, exemplos de expositores podem ser observados nos buscadores (Google e Bing) e nas redes sociais (Facebook, Google+ e Instagram) como o que utiliza os vidros laterais do VW Fusca ou formas geométricas diferentes em um único conjunto e por ai vai.
Expositor feito diretamente na parede - imagem da internet
Expositor em formato de figuras geométricas - imagem da Internet
As estantes são as mais utilizadas pelos colecionadores, mas outros equipamentos podem ser utilizados como racks, armários, mesas, prateleiras e o que mais lhe vier a cabeça, o importante nesse caso é estar atento a alguns cuidados que terá com as minis, os principais deles são a poeira e a umidade que podem comprometer a pintura e outras partes. Regiões com pluviosidade alta deve-se tomar cuidado também com a proliferação de fungos no expositor que acaba atingindo o objeto da coleção.
Minis arrumadas em cima de um rack
Minis arrumadas em um pequeno rack
Misturar estantes com armários e afins é uma outra forma de estar arrumando e exibindo as miniaturas, e você pode esta fazendo isso tendo pouco ou muito espaço em casa, tudo vai depender da forma como irá organizá-los.
Imagem da coleção do libanês Billy Karam, site Arquitetura do Vale

O custo para adquirir um desses vai depender da região onde você esta residindo, na internet as estantes são oferecidas por preços bem competitivos, mas o valor do frete pode torná-las caras. Encomendar em sua região pode ser uma boa, no entanto, os preços cobrados pelo fabricante local pode deixá-las mais desinteressantes do que comprar via rede mundial de computadores. Aproveitar equipamentos existentes em casa podem minimizar os custos, por fim fazer um ambiente amplo totalmente dedicado fica muito legal como no caso do Billy Karam (imagem acima), mas deve ser feito com muito planejamento, pois em caso de desistência da coleção no futuro poderá complicar o uso do mesmo para outras finalidades.

Como puderam perceber existem várias formas de se estar exibindo a sua coleção em casa ou no trabalho, o importante é escolher aquele que se encaixa nas suas necessidades e possibilidades para garantir que aquelas minis tão desejadas estejam sempre ao alcance dos seus olhos e daqueles com quem deseja compartilhar.

Gostou do especial? Então siga o blog nas redes sociais para continuar por dentro das novidades.

Comentários

  1. Ótima matéria!
    Este blog sempre supera as expectativas!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a matéria. Se quiser fazer a parte 2 e incluir os novos expositores que estamos produzindo em Aço Pintado, posso lhe passar todas as informações.
    Contato: estudio@estudiometais.com
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Wagner,

      A segunda parte vai ocorrer, mas conforme programação irá demorar um pouco, mas já fica anotado essas suas novidades.

      Abração,

      Excluir
  3. Matéria muito rica em informações, salvo que achei o acrílico muito mais caro que o vidro, sendo ambos de 3mm de espessura. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Vidro tbm é um pouco complicado. Além do peso extra qualquer batida pode ser capaz de trincar, lascar ou mesmo quebrar. A nao ser que seja temperado. Mas aí sim fica mais caro que o acrílico.

    ResponderExcluir
  5. Doalcey tem tbm para quem coleciona cartelado ou fechado que nao deixa de ser mais um tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Michael,

      Boa dica, já anotei para a segunda parte do tema em postagem futura.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas