Especial Outras Escalas: Massey Ferguson MF 8480 (1:87)

No dia nacional do Engenheiro Agrônomo o Especial Outras Escalas traz um trator oitenta e sete vezes menor que o original, acompanhem.

A Massey Ferguson é uma das fabricantes mais antigas de trator do planeta, suas máquinas são resistentes, confiáveis e nos dias atuais possuem muita tecnologia embarcada, um bom exemplo disso é o MF 8480. Lançado em 2006, o modelo pesa 9 toneladas, direção hidráulica, transmissão automática CVT, cabine fechada com ar condicionado, computador de bordo, piloto automático, GPS, tração 4x4, motor seis cilindros em linha de 8,4 litros com potência de 290 cv e torque de 120 m.kgf capaz de fazê-lo puxar até 10 toneladas de carga. Na Siku eu apresento o Massey Ferguson MF 8480 da série Farmer com pintura vermelha e rodas com pneus de plástico.




















Apesar de muito potente, o foco de uma máquina dessas é o trabalho, por isso o torque é monstruoso e a velocidade é apenas para o essencial chegando a um máximo de 40 km/h nessa versão, seu custo de aquisição na época ficava na casa dos 400 mil reais (121 mil dólares), o que representava pelo menos quatro caminhonetes Toyota Hilux.

A miniatura, a Siku é uma marca alemã que se especializou na fabricação de equipamentos agrícolas em pequena escala, o MF 8480 foi reproduzido na escala 1:87, possui um monte de faróis pintados, e partes como cano de descarga, tanque de combustível, aberturas do teto da cabine e degraus de acesso estão bem visíveis. Nas laterais da dianteira estão presentes o nome da Massey e o modelo. Como pontos fracos estão a ausência de detalhes na traseira e a representação dos pesos da frente, mesmo assim é um modelo muito bonito.

Confesso que demorei um bocado para iniciar a coleção de tratores, que vai seguir em ritmo lento, pois as replicas dos reais não são baratos, e difíceis de serem encontrados em solo brasileiro, mas como Agrônomo e professor/instrutor de máquinas agrícolas tinha que acrescentá-los a coleção.

Esse exemplar eu consegui com o Nilton Sheng (Newtcs), grande amigo e colecionador de Porto Alegre em julho do ano passado.

Comentários

Postagens mais visitadas