As preferências dos leitores de Minis in Foco

Ao longo do ano Minis in Foco realizou uma série de Enquetes para conhecer o perfil dos seus leitores, acompanhem então as suas preferências nos temas abordados.

No final do primeiro semestre o blog retomou as suas enquetes com o foco em temas abordados pelos colecionadores em fóruns, encontros e nas redes sociais, a resposta dos leitores foi sempre positiva e permitiu assim traçar as suas principais preferências, vejamos.

1. Tema preferido.
A influência da cultura automotiva dos Estados Unidos mostrada através dos filmes de Hollywood e recentemente dos programas de carros, e ainda a presença no mercado das fabricantes de minis daquele país ajudam a explicar a preferência pelos Muscle Car, que possui como representantes o Mustang, o Camaro, o Charger, o Challenger e outros.

Na segunda posição ficou o tema Série de TV e Filmes com 23%, o crescimento tem sido grande a cada ano, e puderas, muitos cresceram assistindo as aventuras da Super Máquina, Os Simpsons, Batman, Velozes e Furiosos e outros tantos. Na terceira posição ficaram os Supercarros com 6%, o segmento esta muito em alta nesse início de século, principalmente em função dos games de corrida. Confira aqui os outros resultados da enquete.

2. Marcas preferidas.
A Mattel investe pesado na Hot Wheels, seus modelos estão nos quatro cantos do mundo, e para vários colecionadores é a porta de entrada no hobby sendo para muitos a preferida.

Em segundo lugar vem a Matchbox com 18,7%, com os seus 60 anos de vida ela foi o primeiro contato de colecionadores que hoje estão na casa dos 30 e 40 anos de idade, e mesmo ausente do mercado brasileiro desde 2010 e com distribuição irregular em outros mercados continua sendo amada. Na terceira posição ficou a novata Greenlight com 17,6%, a companhia com modelos focados em Muscle Car em sua maioria tem conquistado os corações de muitos. Confira aqui o restante da pesquisa.

3. Qual o valor máximo a ser pago por uma única mini.
Esse é um tema muito debatido entre os colecionadores, para a maioria o teto seria 10 Reais (3 Dólares), isso esta ligado as linhas básicas da Hot Wheels e da Matchbox que são teoricamente mais baratas.

Acima de 50 Reais (15 Dólares) é a segunda preferência de 23% dos participantes e até 20 Reais (6 Dólares) é a terceira opção com 15%, o que demonstra que a maioria não deseja gastar muito por um exemplar. Confira aqui os outros resultados da enquete.

4. A melhor miniatura brasileira da Hot Wheels.
Em uma enquete rápida no dia da Independência do Brasil os leitores foram convidados a escolher as melhores miniaturas brasileiras reproduzidas pela Hot Wheels, na primeira posição ficou o Volkswagen SP2 seguido pelo Chevrolet SS (Opala) e o Volkswagen Brasília.

5. Quanto se gasta por mês com miniaturas.
A maioria informou que os gatos estão limitados a 100 Reais (30 Dólares) por mês, muito disso se deve naturalmente a crise econômica que o país tem vivido nos últimos dois anos.

Com 26% ficou a faixa de até 200 Reais (60 Dólares) na segunda colação e até 300 Reais (90 Dólares) na terceira posição, mostrando mais uma vez que o consumo de minis tem ficado bem controlado por parte dos leitores. Confira aqui as outras opções votadas.

6. O melhor Batmóvel da Hot Wheels.
Este ano o Batmóvel da Série de TV de 1966 completou 50 anos, e na opinião dos leitores é o melhor modelo produzido pela Hot Wheels, e um dos mais replicados pela mesma também.

Para a surpresa de muitos o segundo melhor ficou com o Live Batmóvel da peça de teatro com 21% e o terceiro foi o Batmóvel 1989 dos dois primeiros longas do diretor Tim Burton com 16%. Confira aqui os outros resultados.

7. Colecionar Loose ou Lacrada
Outra pergunta que gera discussões é sobre como manter as minis, fora da embalagem ou dentro, existem vantagens e desvantagens para os dois lados, só que para a maioria o legal mesmo é deixá-las loose.

Já para 30% dos participantes as miniaturas podem ficar livre e lacradas, depende do exemplar e das condições, exclusivamente fechados é a melhor opção para 15% dos colecionadores.

Conclusão
Os Muscle Car continuam os preferidos, mas o Série de TV e Filmes tem crescido, o colecionador não deseja pagar muito por uma única miniatura na loja, o que justifica a preferência pela Hot Wheels (apesar das criticas), os gastos atualmente estão limitados por mês e tocar diretamente na mini e colocá-la para rodar continuam sendo a melhor alternativa para a maioria.

A todos que participaram das pesquisas e ajudaram a construir esse perfil o meu muito obrigado. Mas e vocês, o que acharam dos resultados? Comentem.

Comentários

  1. Muito interessante a pesquisa, apesar de não pertencer ao nicho que compra os musculosos americanos, admito que realmente a maior parte dos colecionadores brasileiros preferem este tipo de miniatura. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas