Carros reais e suas Minis: Anos 1960

Para o colecionador os anos 1960 são marcantes pelo surgimento do segmento Muscle Car nos Estados Unidos, acompanhem.

Tudo começou no final de 1963 na Pontiac com a coordenação de um certo engenheiro chamado John DeLorean que resolveu colocar um motor V8 em um carro "médio" e lançar uma edição limitada de 5 mil unidades, o sucesso disparou uma reação que levaria a uma febre nacional chamada Muscle Car. Minis in Foco separou quatro deles para relembrar com as suas versões em miniatura na imagem menor, vejamos.

1. Pontiac Tempest GTO
Sabe aquele carro "médio" que falei acima? Pois é, seu nome era Tempest e com as modificações implementadas ganhou uma versão chamada de GTO, que se tornaria independente no ano seguinte com o nome de Pontiac GTO. O motor utilizado era um V8 que gerava de 325 a 348 cv de potência. Em versão mini uma das marcas que o reproduziram foi a Hot Wheels (observe a imagem menor), e você pode conferir mais aqui.

2. Plymouth Barracuda Formula S
O Barracuda foi um dos criados de uma divisão dos Muscle Car chamado de Pony Car, em 1968 a Plymouth lançou uma versão ainda mais apimentada dele - o Formula S, que se caracterizava pelo uso de um motor V8 340 de 275 cv de potência e mais os adereços que identificavam a edição. Mais uma vez a Hot Wheels se destaca com variações semelhantes, confira aqui as variações e outras curiosidades.

3. Ford Fairlane GT 427
A Ford não esperava o crescimento tão rápido do segmento, e na falta de um modelo especifico adaptou o que tinha no portfólio, é o caso do Fairlane, o "médio" da marca que recebeu uma versão GT com motor V8 427 de 7,0 litros que fornecia 410 cv de potência. A Hot Wheels possui uma variação bem legal do mesmo, e você pode conferir mais clicando aqui.

4. Dodge Coronet Super Bee
O Coronet foi um outro carro que não nasceu Muscle, mas foi adaptado para isso, em 1965 a Dodge retirou o nome da aposentadoria e colou na carroceria com a inclusão de motores V8 de baixo do capô. Em 1969, o Super Bee foi lançado com a intenção de ser um musculoso puro sem grandes itens de conforto, apenas muita potência despejada nas rodas traseiras. Em versão mini, a Hot Wheels se destaca com uma variação que tem aparecido em suas linhas desde 2009. Confira aqui algumas delas com outras curiosidades.

Talvez você tenha sentido falta de outros Muscle conhecidos, mas sem problemas, confira aqui outros da Chevrolet, aqui do Mustang, aqui do Camaro, aqui do Charger e aqui mais Muscle Car.

Comentários

Postagens mais visitadas