Datsun 510 Bluebird - Mainline, Cool Classic e Car Culture

O Datsun 510 Bluebird é um dos grandes sucessos da Hot Wheels dos últimos oito anos, por isso o blog separou três variações diferentes para falar, acompanhem.

A primeira aparição do 510 foi na Mainline 2009 com três variações de cores, decais de corrida com o interior seguindo a mesma linha, ou seja, com gaiola de proteção e apenas dois bancos presentes na dianteira. Voltando a falar dos adesivos, ele vem com o #102, as inscrições 'DATSUN', 'Goodyear' e 'imai racing' - uma homenagem ao design Jun Imai criador do projeto -, outro item observado é um circulo com a flame dentro (que não o torna um T-Hunt). Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da linha básica 2009 com pintura cobre e rodas OH5SP.











As três variações de cores da Mainline 2009 reunidas.


Abaixo as duas variações da Mainline 2010.
Abaixo as duas variações da Mainline 2012.

Em 2014, a marca de El Segundo colocou o 510 na série Cool Classic que trazia modelos com a nova pintura Spetrafrost e as rodas RSW. Diferente das outras variações essa vinha apenas com faixas pretas traçejadas na carroceria parecendo mais uma versão de rua do que de pista. Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da série Cool Classic 2014 com pintura Spectrafrost dourada e rodas RSW.












Abaixo com a versão de lançamento da Mainline 2009.



Abaixo com a versão da série Car Culture 2016.




No ano passado o Bluebird retornou na novíssima série Car Culture no lote Track Day destinado a veículos utilizados em circuitos fechados. Externamente vem com o número #16 nas laterais, na frente e no teto. Faixas brancas estão presentes nas laterais, o capô é preto, e tem ainda os logos do JNC, JCC, NGK e as marcas GReddy e Yokohama, as rodas possuem pneus de borracha.Toda essa combinação é uma referência a participação do carro real nos campeonatos de Rally. Na Hot Wheels eu apresento o Datsun 510 Bluebird da série Car Culture 2016 com pintura marrom e rodas RRSteelie.













Abaixo com a belíssima arte que o acompanha no blister.


Os três modelos mostram como o 510 se tornou uma peça importante na estratégia da Hot Wheels de manter os consumidores interessados em seus produtos, o curioso é que a miniatura não foi um sucesso imediato na Mainline quando foi lançado, as variações ficaram durante muito tempo sobrando nas gôndolas, mas na medida que o segmento JDM ganhava notoriedade foram sumindo.
Acima e abaixo com o BRE Datsun 510 Bluebird da série Vintage Racing 2011, observe que apenas o segundo possui partes como faróis e lanternas pintados.


Abaixo com a versão da série Heritage 2015, observe que em comum os pneus de borracha e a ausência de pintura na dianteira e traseira.


Abaixo as três vezes que o 510 saiu com pneus de borracha.


Em relação as minis, a versão de lançamento ficou bem legal com as cores e os decais apresentados, o dourado com as faixas pretas é o que podemos considerar como uma opção de rua, mas o melhor deles mesmo é o da Car Culture, os decais utilizados combinados com a cor lembram o modelo real que competiu e venceu em 1970 o East African Safari Rally, tornando-se o primeiro carro japonês a realizar o feito. O ponto fraco de todos eles é a ausência de pintura na dianteira e na traseira.





O carro, o sedan foi considerado a BMW de baixo custo nos Estados Unidos, em comum com a marca alemã a dirigibilidade e a mecânica de confiança por um preço bem menor. A mecânica tinha como opções o motor quatro cilindros de 1,6 litros que gerava 97 cv de potência. Nas pistas americanas, o veículo foi campeão da Trans Am em 1971 na categoria até 2,0 litros, antes disso, participou de provas de Rally no deserto obtendo também vitórias.
Acima todos os modelos internacionais reunidos
O exemplar de lançamento eu consegui em uma Lojas Americanas de Salvador em meados de 2011, o Heritage o amigo Luiz Carlos Berenguer (Khabello) conseguiu para mim na Semaan em julho de 2015 e o Car Culture eu consegui com o amigo Marcelo DT do Clube Hot Wheels Brasil em dezembro do ano passado.

Comentários

  1. Adoro essa caixa de sapato. Principalmente pq lembra realmente os modelos da epoca cmo o BMW 2002 e o Scort.

    Mas por ter sangue oriental essas Datsuns sao a minha paixão. Na época de 2012 qdo encalhou as versões de 2012 eu achava tao bem feitas e cuidadas que sempre adquiria.
    É bom ver essa tendência crescendo. Saber que na epoca eu ja curtia e hoje o pessoal curte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas