Reflexões: A importância das trocas no colecionismo

Quantas vezes você já conseguiu aquele miniatura desejada através de uma troca com um outro colecionador? E o que você achou dessa experiência? Uma reflexão do blog.

Colecionar minis é um jogo de paciência, pois muitas vezes não é possível conseguir aquele modelo que tanto deseja nas lojas, e partir para a compra no mercado paralelo significa se deparar com um valor acima do que se esta disposto a desembolsar, então o que fazer?

A modalidade de troca foi a primeira forma de comércio dos seres humanos, e na verdade continua sendo até hoje a principal, só que você troca dinheiro por um determinado produto ou serviço. No colecionismo essa pratica é uma das melhores formas de conseguir aquela miniatura tão desejada, e esse gesto também pode evoluir para uma bonita amizade entre os envolvidos.
Modelo conseguido em troca com o amigo Khabello
Ao longo desses seis anos de vivência intensa no hobby pude conhecer uma série de amigos de estados em que achei que isso jamais aconteceria. A primeira troca que fiz foi em 2012 através do fórum do Clube Hot Wheels Brasil, na época desejava muito o Chevrolet SS (Opala) que acabava de ser lançado pela Hot Wheels, e na região onde morava ele ainda não havia aparecido. 
Primeira troca realizada com o amigo Nilton Cheng
Foi então que eu vi um anuncio de troca do amigo Nilton Cheng (Newtcs) que oferecia o mesmo pela Ducatti 1099 T-Hunt Regular daquele ano, o exemplar eu tinha na coleção lacrado e como não desejava ficar com a mesma o ofereci. Além do Opala ele me enviou também uma '55 Chevy T-Hunt Regular de 2011 de presente que tenho guardada até hoje. Depois vieram outras trocas e sem mesmo nunca termos nos encontrado cara-a-cara até hoje somos grandes amigos.
Troca realizada com o amigo Junior Alves
Para quem gosta dos famigerados Super da Hot Wheels sabe como é difícil conseguir encontrar um modelo em loja, e pior ainda por um valor aceitável no paralelo, por isso as trocas são uma boa maneira de poder trazer para a "garagem" alguns. Foi o que consegui com os amigos Ricardo Avaria de Vitória da Conquista, Uilliam Lemos de Itamaraju, com o Junior Alves do interior de São Paulo, o grande amigo Luiz Carlos Berenguer (Khabello) e o amigo e cunhado Aparecido Bonfim que já me conseguiu vários em trocas.
Troca realizada com o amigo Uilliam Lemos
Uma especial que me deixou muito feliz no final do ano passado foi a aquisição do '17 Ford GT Super que estampa a capa do blog, infelizmente não consegui encontrar o mesmo nas lojas, e graças a uma indicação do amigo Uilliam Lemos eu pude satisfazer esse desejo com o novo amigo Cristian da Silva.
Troca realizada com o amigo Cristian da Silva
Mas não só de Super vive uma coleção, tem outros colecionáveis de El Segundo e ainda as máquinas das outras marcas, ai eu só muito agradecido ao amigo Jean Carlos (Jean JL) pelo Ford Mustang Cobra II da Johnny Lightning, o Matheus Silvério pelo Jaguar XJ220, e novamente o Ricardo Avaria que me conseguiu a magnifica Audi RS6 Avant da Matchbox, tudo isso no ano que passou.
Troca realizada com o grande amigo Jean Carlos (Jean JL)
Infelizmente consegui realizar trocas de minis por minis nos dias atuais não esta fácil, parece que o que importa atualmente é trocar minis por dinheiro (e muito dinheiro), o que é uma grande lastima, mas isso não é motivo para desistir, pois com paciência (sempre ela!) é possível encontrar bons colecionadores que gostam de praticar esse tipo de ação, que por sua vez pode se traduzir em uma grande amizade.
Troca realizada com o amigo Ricardo Avaria
E para fazer isso não é necessário se desfazer do que tem na sua estante, quando encontrar algo interessante em uma loja não tenha vergonha de pegar mais de um, pois são com os repetidos que o negócio vai esta acontecendo, procure pegar também aquela miniatura que você não quer na coleção, mas que poderá ser o sonho de outro e assim poderá conseguir exatamente o que procura.

E com essa pratica sua coleção vai aumentando e o circulo de amizades também, sem falar que o seu bolso com certeza ficará muito feliz com a tremenda economia que poderá esta fazendo.

Muito bem, agora que já falei gostaria de saber de vocês, qual a importância das trocas? Tem feito muitas? Comente.



Comentários

  1. Boa tarde amigo Doalcey..de verdade efetuei minha primeira troca no colecionismo a poko mais de 1 ano apenas...mas graças ao meu irmão q me ajudou em achar alguns $uper's pra coleção e tem uns repetidos...estou muito feliz com as trocas e minis q consegui e acho hiper importante é muito satisfatório a amizade q c faz ao c realizar a mesma...como vc citou amigo..infelizmente a cada dia as coisas estão assim piores...pessoas q c dizem colecionadores mas w soh visam o lucro (e ñ é pouco ñ) ...um grande abraço e te desejdesejo a vc e família e a todos noß colecionadores uma Páscoa de muita paz e harmonia...Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Mestre e amigo Doalcey ! É um prazer poder fazer parte deste ciclo de amigos envolvidos pelas trocas desse nosso espetácular hooby ! Assim como nós dois nos tornamos amigos através deste "escambo", adquiri muitos outros novos amigos com esta prática e com ela, a minha coleção agradece e acho que não só a minha como também a de todos ! Muito obrigado mais uma vez pela menção e pela honra de ter tua amizade... É com muita admiração que acompanho teu Blog e enriqueço meus conhecimentos sobre o colecionismo, através de teus estudos e com a propriedade que você nos traz estas informações ! Vamos cada vez mais aumentar as amizades através das trocas não só de miniaturas, mas também de informações valiosas que cada um de nós temos à ofetecer uns aos outros ! Parabéns pelas belas postagens !

    ResponderExcluir
  3. Sim ainda faço. Mas tem se tornado algo mais raro e difícil aqui em Campinas.

    ResponderExcluir
  4. Eu mantenho essa filosofia, a melhor opção é a troca, pois ambas as partes saem ganhando e satisfeitos.

    ResponderExcluir
  5. A troca de miniaturas hj, eh quase inviável, pelo frete... infelizmente... Boa matéria, lembro bem do Mustang cobra, trocamos no Porsche super, da hw.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas