Curiosidades Matchbox Parte II - Cinco modelos históricos

A Matchbox esta no mercado há mais de sessenta anos e ao longo desse período também acumulou seus modelos históricos, acompanhem.

No colecionismo atual quando se fala em miniaturas históricos o que vem a cabeça são os Hot Wheels, mas outras marcas igualmente antigas também possuem carros que possuem muita história para contar, veja o caso da Matchbox, o site Complex relacionou 50 deles para mostrar (confira aqui), e Minis in Foco separou os cinco principais da lista para falar e lamento informar que todos eles são do tempo que a marca não pertencia a Mattel, vejamos:

5. 1961 Trator Caterpillar
Os primeiros modelos desse trator vinham com o nome da fabricante da versão real e com um operador na cabine, algo que deixou de ser oferecido nos anos seguintes em que foi reeditado.

4. 1982 Super Fast Dodge Challenger
A Super Fast foi a linha criada pela Matchbox para enfrentar a concorrência dos Hot Wheels. A série apareceu pela primeira vez em 1982 com vários modelos entre eles esse Dodge Challenger 1973 com o mesmo estilo de design da marca da Mattel.

3. Model A Ford Van
As primeiras criações da Ford são muito apreciadas pelos americanos, por isso o Modelo A faz tanto sucesso nos dias atuais. Na Matchbox um dos mais desejados é a Van com o seu desenho que esta muito próximo mesmo do original.

2. 1976 Shovel Nose Tractor
Outro trator na lista, o Shovel é um 4x4 com um pá na dianteira que foi apresentado pela primeira em meados dos anos 1970, e desde então tem sido reproduzido continuamente na marca com algumas mudanças no projeto realizada nos últimos anos.

1. 1958 Vauxhall Victor
Esse modelo é um dos mais raros porque inicialmente foi pintado de vermelho e assim chegou nas lojas em quantidades pequenas, logo depois a cor foi trocada por um amarelo e disponibilizado em grande quantidade, sendo assim, para os colecionadores detalhistas este é um exemplar que abrilhanta demais a garagem.

Os cinco primeiros da relação do site da Complex mostra a vocação da Caixinha de Fósforos para as versões de serviço, os clássicos do início do século, e a reprodução dos veículos europeus - principalmente os britânicos, local onde nasceu.

Os exemplares mostrados não possuem os valores praticados nos dias atuais (apenas o primeiro), são históricos e talvez possam ser encontrados por um orçamento dentro daquilo que o colecionador se propõe a gastar.

Veja também a Parte I do Especial Curiosidade Matchbox clicando aqui.

* Imagens: site Complex.

Comentários

Postagens mais visitadas